Sociedade Estética

Meus cachinhos cresceram desde os cinco anos de idade até hoje, agora são cahinhos grandes, mas sei que por convicção de conceito beleza de minha mãe o penteado ainda seriam as marichiquinhas, cabelos partidos do meio da testa a nuca e os cachos aos ombros.Pronto! Estaria perfeita para ir a feira, escola, mercado, festa de familía e o que mais aparecesse pela frente.

Hoje as garotinhas são mini modelinhos ao seu próprio estilo ou dos pais, semana passada mesmo vi um desfile de moda infantil na TVl!! Quando eu era criança um comentário dessa possibilidade seria motivo de risadas. Onde se poderia imaginar que até os pequenos seriam estilizados pela moda do consumo? Então! Agora pesquisas os apontam como os campeões de consumo. A frase mais falada de filhos aos pais foi substituida de: -" Pai, mãe te amo" a "Pai, mãe, compra..?". O consumismo não é o foco dessa crônica, esse assunto eu já abordei em outro momento, mas voltanto ao tema, as crianças hoje querem ser assustadoramente adultas e principalmente bonitas!

Essa manhã participei de uma palestra de pessoas com deficiência; essas colocaram em pauta o desejo de mudança de uma sociedade para com eles, assim como eles assumiram tomar uma posição quanto a visão de pobres coitados que muitas vezes eles assumem diante da sociedade. Mas no fim de uma palestra e de um debate cheguei a conclusão que todo feio é coitado,ser feio é quase uma deficiência ser gordo também, pelo menos é assim que tratamos as pessoas não dotadas dos padrões europeus de beleza, e somos todos nós os deficientes desse mal intectual, criando filhos do futuro que não irão pensar uma vez se quer em decidir as companhias, as amizades, os parceiros, e tudo a sua volta que não seja rigidamente enquadrado nesse padrão estético.

Corremos um grande risco ignorando tudo que um ser humano é além de sua aparência, além de corpo (casca, superficial em estado constante de morte aos poucos) e nem sequer nos lembramos de alma, e espirito. Hoje você pode estar muito bem e julgando por aparêcias a outros, mas o amanhã não reserva a beleza eterna e você poderá sentir na pele o peso de julgar sem saber.

Os olhos nos enganam, felicidade essa a dos ilusionistas e mágicos de plantão, assim como maquiagens, produções de cabelo, roupa, pláticas e tudo mais, nada vai esconder pra você mesmo quem você é.

Também não sou a favor de todos sairmos descabeladamente pela rua, com trapos ou sacos de panos por lugar de roupas, mas todo exagero é uma forma desesperada de camuflagem e algo que não queremos aceitar como verdadeiramente é.