ALTAS VIDRAÇAS, LINDAS JANELAS - Berenice Heringer

Vendo o filme ou o desenho animado do Pinóquio, fiquei pensando, como sempre, na etimologia do nome. Mas já havia sacado que, na grafia em italiano, é Pinocchio e como pin é pinheiro e occhio é olho, então, um olho do galho da araucária é um broto. E olho de pinho é um broto ou botão de onde vai nascer e se desnvolver um outro galho, isto em qualquer planta ou arbusto.

O ochio é aquela salienciazinha no galho de que o perito em enxertia corta um retângulo da espécie vegetal que vai transpor para o outro arbusto, no caso eles chamam "cavalo". Esse galho receptor é descascado a canivete com cuidado, onde existe um botão, o occhio, um pedaço do tamanho do outro que vai ser amarrado ali. Fazer é mais simples do que descrever. O pedacinho enxertável é amarrado, de preferência com fibra vegertal, cuidadosamente. deixando livre o olhinho. Aí, quando o nozinho do galho receptor entra em simbiose e interage com o pedacinho de fora, começa a se desenvolver, corta-se fora o "cavalo", à altura do broto novo. Assim, mexerica no cavalo do limoeiro rosa vai produzir bergamota e ponkan. Faz-se também enxertia em roseiras.

Adoro botânica, mas acho difícil e quase não estudei muito, ainda. O descrito acima é o que vi ser feito, na minha infância, a vivo e a cores. Praticamente, também podemos realizar...

Se algum cirurgião-oftalmo estiver milendo, miladies, messieurs, please e s'il vous plait, mande-me um E-mail bereniceheringer@.yahoo.com.br porque as minhas dúvidas existenciais estão cruciais.

Mas a Yeda Crusius está em pior situação. Enfrenta a sua via crucis e sob fogo cruzado.

Agora, com a liberação das pesquisas científicas com as células-tronco embrionárias, uma dificuldade inominável neste nosso paisão demagogo e falsificado, preciso saber mais sobre os implantes de córnea, se já existem estudos e experiências com o auto-enxerto, uma membrana compatível com o DNA do receptor, como a célula embrionária se biparte e se multiplica numa nova, sem risco de rejeição, podendo ser aceita e reconhecida tornando-se, portanto, funcional, eficiente e eficaz.

Esta indagação é tão grande quanto as minhas dúvidas. Até perdi os pontos-chave da pontuação e minhas letras e palavras estão sôfregas e extenuadas. Pela terceira vez estou numa lista de receptor esperando doador. Já não tenho quase nenhuma esperança. É como dizem: "terceira vez é sinal de forca". Vou ficar perto da escadinha do patíbulo...Estou ficando em apnéia e anóxia senti-emocional. A esperança não posso sacrificar. É o que restou na caixa de Pandora. Por algum tempo até pensei naquele terceiro olho do Lobsang Rampa. Mas achei inviável investir.

Em Pinóquio 2, a continuação do filme, quem vai virar um fantoche de madeira é o Gepetto, o criador-escultor do Pinocchio, pois aquela dona do parque, uma bruxa malévola, dá ao menino e ao outro amigo dele, curiosos, uma poção mágica. E como o menino que a Fada Azul havia permitido se tornar humano continua incauto e desprevenido, ao invés de ingerir a poção dá para o pai, supondo que talvez ele fosse rejuvenescer e tornar-se mais forte. E ele vira um Pinocchio-pai. O outro garoto toma a beberagem e se transforma num jumentinho-nadador. É condenado a ficar preso no aquário, muito angustiado, até que...Mas não vou revelar o final da fita.

O título acima é uma adivinhação, assim:

Altas vidraças, lindas janelas, que abrem e fecham sem pôr as mãos nelas. O que é?

Vila Velha, 08 de junho de 2008.

Berenice Heringer
Enviado por Berenice Heringer em 19/06/2008
Código do texto: T1041900