PRECURSORA DO CARRO VELHO

Um título desses deve induzir meu leitor a pensar que eu vá contar alguma coisa sobre meu automóvel. Engana-se, pois consegui trocar meu Monza velho por um carro 2003, “novinho”, o ano passado. Está certo que meu amigo Sérgio Noé brinca comigo dizendo que eu só tenho a metade de um veículo, já que ele é Ford KA e estaria faltando o –RRO, mas tudo bem! Engraçadinho ele, né?

Descartada essa idéia, talvez você imagine que a crônica terá alguma coisa a ver com aquela música da Ivete Sangalo: “Quer andar de carro velho, amor, que venha...”. Talvez algo relacionado a festas com Axé music... Sinto muito, equivocou-se de novo.

A crônica de hoje é para divertir o meu leitor que não usa computador ou que não recebe e.mails, mas que merece se divertir.

Quase morri de rir quando meu chefe e uma ex.aluna me enviaram um arquivo sonoro, de alguém com a voz muito parecida com a do ex. lutador de boxe, Maguila, telefonando para um locutor de rádio de uma cidade do Ceará.

Bem, o que isso tem a ver com Carro Velho? Ora, esse é o apelido do homem que teria ligado para a tal emissora. Vejamos então o texto que tive o trabalho de ouvir numerosas vezes (em casa, viu meu chefe?) e copiar para você. Leia o texto entre aspas a seguir, imaginando alguém com a voz do Maguila falando para uma emissora de rádio.

"Alô, alô, Carlinho Elói e ouvintes da 104! Aqui quem fala é seu amigo Carro Velho. Quero parabenizarmos pelo seu magnífico pogramas, um pograma lídel  em audiência. Um pograma que vem levantano os ouvinte de Quixeramobim. Uma pessoa que... está fazeno o maior sucesso em Quixeramobim.Uma pessoa subjestivamente qualificado. Uma pessoa mediocrático. Uma pessoa retombante. Uma pessoa  cabriocárica.São pessoa que vieram de nada e hoje não têm p-rra nenhuma também.São pessoa que vive fazeno um trabalho magnífico com sua aomildade, com sua simpricidade, dento da conseqüência mediovágel. Quero cumprimentar meu amigo Carlinho Elói por ser uma pessoa inoxidável. Quer dizer, uma pessoa brilhante. São pessoa estrombôlicas. Quero parabenizá por ele ser uma pessoa rélpis, uma pessoa batráquio. Pessoa...uma pessoa que tenta alegrar a população de Quixeramobim. Quero parabenizá toda famía Balbino por... Principalmente meu amigo Miguel Balbino por ser uma pessoa estrogonoficamente sensível. Uma pessoa que merece o respeito tecnológico. Uma pessoa que vem também dá a sua contribuição no Quixeramobim. E hoje quero parabenizá porque ele criô e educô seus fio e hoje eles tão aí fazeno nada por ele. Muito obrigado!"

Por uma questão de respeito, deixei de colocar a letra “o” numa das falas dele, mas saiba que ele fala a palavra inteirinha e com bastante entonação.

Pesquisas informam que o tal Carlinhos Elói existe, assim como Miguel Balbino e a Rádio 104. Se o tal Carro Velho existe e se o diálogo é verdadeiro, realmente não tenho certeza.

Não me perguntem o que significa a maior parte dos termos estranhos, porque eu não sei.  Penso que ele inventou muitos deles e deturpou, foneticamente, outros tantos. Talvez seja apenas mais um caso de pessoa que quer falar difícil, e acaba falando asneiras.

Você conhece alguém assim? Não? Muito prazer!  Quando eu era jovem, mandei um cartão postal para um correspondente dizendo: “Eu estou inusitada com a beleza de Salvador!”. Sabe o que ele me respondeu?
_ “Inusitada? Quaquaraquaquá...!”

Enfezei-me com o riso dele, fui ao dicionário e então descobri que eu deveria ter escrito extasiada e não inusitada. Por isso, acho que sou precursora do nosso “herói” de hoje.

Bem, acabei casando-me com o cara do quaquaraquá, porque embora eu tivesse ficado danada da vida com ele, descobri, naquele dia, que ele era um sujeito “inoxidável” e “estrogonoficamente” merecedor de meu “respeito tecnológico”.


P.S. Inusitado= não usual, incomum, insólito.
       Extasiado= sob efeito de grande admiração, enlevado.