MOMENTOS ATUAIS
MOMENTOS ATUAIS
Não conseguimos entender porque determinadas pessoas, ainda se julgam superiores, quando nós sabemos que ninguém neste mundo é perfeito. Estamos evoluindo para isso, mas um percentual muito grande, principalmente os que residem na Região Sudeste do Brasil são verdadeiros discriminadores com suas exceções é claro. Se pudessem e se fosse possível voltariam à velha inquisição e incentivariam a prática horrenda do holocausto contra os brasileiros que residem ou vivem em regiões menos favorecidas. Estariam na lista os nordestinos, os negros, os silvícolas, deficientes e pobres, idosos e favelados, moradores de rua e estropiados. O écran brasileiro negativo brasileiro é cruel e desumano. Os seres aqui citados são ou não seres humanos? A cota nas universidades para estudantes negros é coisa demoníaca, pois os negros e os demais considerados ralés da sociedade injusta brasileira, possuem direitos constitucionais, mas a falta de respeito com a Carta Magna é cruel e aparente. Enquanto existiram discriminação e injustiças sociais o Brasil jamais sairá do marasmo político que se encontra. Vemos com certa preocupação pretensos candidatos a cargos políticos usarem o parlamento para fazer críticas veementes aos gestores que estão terminando seus mandatos. A Assembléia senhores deputados tem outros objetivos defender e aprovar os projetos sociais que irão beneficiar a população. Até agressão verbal faz o cotidiano na casa do povo.
Governo quer remunerar PM (Policial Militar) que reduzir violência. Queremos aparentemente dizer que somos conta à pretensão governamental. Salários dignos e condignos seriam de bom alvitre, mas a desculpa é sempre a mesma. Se dermos um reajuste maior onerará a folha do Estado. Esta desculpa se escuta todos os anos. O Governo do Estado pretende gratificar os policiais que atuem em áreas onde os índices de criminalidade reduziram. Os estudos para implantação do benefício já estão adiantados e a medida pode ser aplicada ainda este ano. A espécie de “Lei do Desempenho” também pode valer para professores, mas os critérios ainda estão em discussão. Todos nós sabemos que a violência brasileira está atrelada a fome e a miséria, com conseqüências drásticas na trindade Social. Será que professores, policiais e profissionais de saúde não se empenham? Olha que esse giro pode se transformar em jirau. Já vi mos esse filme em algum lugar e determinado tempo. A política brasileira precisa de recauchutagem e principalmente de políticos novos com políticas apropriadas e aprovadas por uma comissão de alto nível. “Um adendo a Constituição Federal deveria exigir dos candidatos a cargos políticos uma formação superior em Ciências Políticas”. O que se vê hoje é o povo se sujeitando e reclamando das decisões escabrosas e sugadoras dos governos, uma verdadeira maldade, visto que o servidor passa metade de sua vida pagando impostos, e ainda querem mais. A Lei da Oferta e da Procura é uma das mais fortes no Parlamento brasileiro, os partidos políticos querem açambarcar as mais importantes posições, com direito a escolha. Banco Central, Previdência, Ministérios, Banco do Brasil, do Nordeste entre outras.
Seria possível mudar essas querelas? Sim! Mas, com presidentes preocupados com a situação do povo brasileiro. Acabar com o sofrimento de quem procura assistência médica, educação e segurança. Outra indagação: “por que se mata tanto no Ceará e no Brasil”? Primeiro, a droga mais perigosa, o álcool rende milhões ao governo, os jogos de azar são metamorfoseados através da Caixa Econômica, orçamento de um setor é desviado para outro, acabar com a “profissão de político”, com a imunidade e impunidade, mais respeito com eleitores e a população de um modo geral. Os descasos são grandes e estamos chegando à condição de miseráveis e em determinadas cidades nordestinas a situação é idêntica ao que se vê nos países mais pobres da África. Saneamento básico não existe e as doenças proliferam, estradas esburacadas, intransitáveis, ruas cheias de lixo, água fétida, buracos, ratos, baratas e cupins. E os impostos que pagamos vão para onde? A malfadada CPMF que era para uso na saúde não foi e o povo continua a sofrer e a morrer nas filas dos hospitais para ser atendidos ou remarcarem consultas para seis meses ou até um ano. Os Planos de saúde, além de explorarem os clientes agora estão com nova estratégica, cobrando por estacionamento dentro do próprio espaço do hospital.
As autoridades, os cantores, os escritores reclamam da pirataria, ela só existe porque a falta de emprego é gritante e o comércio informal tende a engolir o informal. Muitas mazelas precisam ser revistas com carinho e zelo. O projeto do Metrofor data de 1997 e já estamos em 2008 e só vemos placas e buracos e nada mais. Flanelinhas estão ameaçando os motoristas e as autoridades não tomam providências, em vários estados à presença deles não existe, visto que governadores e prefeitos proibiram e o povo aplaudiu a decisão, mas aqui eles continuam pintando e bordando e em muitos casos abordam motoristas e senhores fumando maconha e outros as escondidas cheirando cola. A cada cheiro um revezamento e os motoristas que se cuidem, pois solução drástica não virá tão cedo.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-MEMBRO DA ALOMERCE E DA AOUVIR