não me mate
estou acompanhandopelos jornais a triste historia de 3 jovens cariocas, detidos por soldados do exercito e atirados as feras, por assim dizer, ao serem "liberados" dentro da favela rival dominada por traficantes e no que resultou no imediato assasinato deles pelos traficantes.
Toda historia urbana de violencia assombra por seu componente de agressão gratuita, geralmente sem que se ofereça defesa a vitima, o trabalhador é morto a tiros ao reagir, o motorista é morto a pancadas ao reclamar, o estudante ou o professor mesmo, é morto ao protestar, é facil matar é facil morrer, muito mais hoje do que no tempo de nossos avós, e no entanto , esse incidente como chamam as autoridades, encerra algo ainda mais terrivel que a execução sumaria de cidadãos, por criminosos, a tiros ou por outro meio qualquer, eles foram mortos por um pensamento, não houve tiro, não houve soco, não houve nada, apenas os militares, pensaram que eles mereciam ficar pra morrer dentro de uma favela controlada por assasinos,
e julgaram que isso era menos que dar um tiro de fuzil no peito de cada um, não era, nunca vai ser , porque existem muitas maneiras de matar alguem, a indiferença com a sorte do próximo, muitas vezes e nesse caso, é um verdadeiro assasinato, e sem duvida eles tinham a certeza que
poderiam se justificar mais tarde, com algo do tipo, não tocamos neles, e assim, eles mostraram para o brasil, que combater a violencia é antes de tudo uma ação individual. no coração de cada um. tem que haver espaço para sentimentos, o respeito em primeiro lugar, esse sentimento que não custa nada e nem exige diploma universitaria para se ter dentro do coração, pode salvar vidas e teria salvo da morte os rapazes, se estivesse no coração de funcionarios publicos pagos por nossos impostos para proteger o brasil de inimigos externos, e não poderiam deter aqueles jovens e essa é uma verdade que ninguem quer ver.
ignoro quanto se gastou no treinamento desses militares, muito dinheiro imagino, e faltou ensinar-lhes sentimento, no entanto isto deveria ter começado cedo , o quartel é lugar para aprender uma profissão, ética é algo que se traz de casa, e não veio de casa quando eles receberam a boina de combatente do exercito brasileiro, faltou isso e o resultado é isso , a vergonha para todos nós e a dor para as familias deles.ninguem pode saber como terá sido o desenlace dramatico dos ultimos momentos entre esses militares e o jovens, mas , se não disseram nada, eles, os rapazes, pensaram ,"não me matem" , e sem dizer nada ocultando o pensamento o tempo inteiro, eles, os militares se combinaram e dissseram consigo mesmo e fizeram isso mesmo, "vamos matar todos vocês" . a violencia é mais do que vemos , é sobretudo o que sentimos, e um dia se a humanidade aprender a combater um pensamento de frieza emocional que seja e trasnformar isso em calor humano, teremos dado um passo gigantesco em busca da paz, que centenas de bilhões de dolares em armas e exercitos e policias não nos conseguem dar no mundo inteiro.