Adeus!
Não há sorrisos, a solidariedade não se aplica, nem ao menos as pessoas se olham. Assim é o centro de Belo Horizonte, mais uma grande cidade do Brasil, onde tudo é correria, luta contra o tempo, trânsito e violência.
É difícil acreditar que as coisas poderiam ser diferentes por aqui, diante de tanta frieza e falta de humanidade. Sim! Obviamente esse meu pensamento é generalizado, mas se formos analisar a sociedade superficialmente, é exatamente isso que vemos nas ruas de B.H.
Como mudar, então, essa lamentosa realidade das metrópoles do nosso país? Um começo razoável seria tirar, como eu, uns minutos do nosso curto tempo para refletir sobre essa questão. Certamente, se as pessoas desejassem um “bom-dia” umas para as outras já seria um início de manhã melhor, ou quem sabe se os condutores se respeitassem nas avenidas não precisariam se estressar por motivos pequenos. Talvez esses gestos solidários contribuíssem, de alguma maneira, para uma cidade mais tranqüila e alegre.
O curioso é que quando exponho essa minha suposta solução para os “problemas cotidianos” muitos acreditam que é chacota da minha parte, dizendo que essa teoria não se aplica na prática. Pode ser. Entretanto, acredito que um simples bom-dia acompanhado de um sorriso sincero, embora possa parecer insignificante, faz bem. Que atire a primeira pedra quem não se sente bem quando recebe um pouco, que seja, de atenção. Ora, não é uma questão difícil de ser resolvida. Quantas vezes deixamos de conversar com pessoas legais por causa de pré-conceitos bobos? Quantas vezes deixamos passar oportunidades bacanas porque estávamos estressando com coisas sem importância? Quantas vezes já deixamos de sorrir para alguém, com receio de que não fosse recíproco? Com certeza, foram muitas.
Creio, também, que nunca é tarde para se tentar consertar alguns pequenos erros.
Ei, você aí! Faça a sua parte! Seja solidário, esconda o mau-humor, dê a preferência, sorria! Olhe para o próximo, seja compreensivo, mantenha a elegância, respeite! Vamos dar valor às pequenas coisas, vamos aprender a viver melhor!
Já é hora de deixar de lado a “Lei de Gérson”. Aquela mesma que diz que o brasileiro quer sempre levar vantagem em tudo, “passar a perna” no próximo. Não precisamos daquele “jeitinho brasileiro” de alcançar os nossos objetivos se, para isso, temos que prejudicar nossos iguais. Vamos dar adeus à Lei de Gérson! Vamos dar adeus a essas nossas ações mesquinhas. Adeus!