FOFOLETE: uma estorinha chinfrete.
Na década de 70, um dos melhores dançarinos que Linhares já teve, Manoel Tarzã, declamava um diálogo entre um garçom e um freguês que só falava palavras começadas com a letra F. Não sou capaz de reproduzi-lo, mas lembro-me que ao final o garçom dizia:
-Se o Sr.disser mais seis palavras com a letra F, o almoço será grátis.
E, então, o moço disse:
-Foi formidável. Ficando fiado, fico freguês!
Baseada neste fato de minha adolescência, lembrei-me de que trabalho com a Janete, a Jaudeti, a Jonisete, a Marinete, a Margarete, duas Elizabetes, a Anizete, a Ivanete, a Elizete, a Eusinete e a Bernardete. Além delas, em minha vida, tenho amigas que são Joanete, Gorete, Henriette, Odete, Susete, Arlete, Celiete, Luzinete, Marlete, Ivete, Eliete, Eloet, Reginete, Valdete, Elisete, Claudete...
Gosto deste final –ete ou eti e em suas homenagens, criei a estorinha da Fofolete:
Certo dia parou um Chevette em frente a uma lanchonete cujo nome era Marriete`s. Dele desceu uma morena jambete, de modos bem coquetes, cabelos com belo topete, parecendo uma chacrete, usando meias soquete, mascando chicletes, ouvindo fita K7 , vestindo um belo corpete e uma calça enfiada no reguete, parecendo uma periguete.
Ao entrar na lanchonete, ela pediu spaghetti, omelete, capelete, mignonetti e crepe susete e sobremesa de Danette. Aturdida, a garçonete informou que só havia croquete, queijo Allouet, baguete e Grapette pet.
Neste ínterim passou um pivete, andando de patinete e usando um canivete e uma gilette, cortou-lhe a bolsa pochete.Gritando como um trompete, a moça desfechou-lhe um bofete e arrematou com um cacetete.
Ainda muito nervosa, contou que seu nome era Paolette, já fora boa nas raquetes, era uma jogadora de basquete, fora manchete do escrete por ter sido campeã do sudeste, recebera muitos confetes e tinha o apelido de Fofolete. Era filha de Dona Lionete, neta da Dona Babbete, irmã da Juliete., prima da Rosinete, sobrinha da Vanderlete, cunhada da Aliete, rival da Anete e amiga da Georgete.
Chorando, disse ser namorada de um ex. grumete, um cara de nome Donizete, um que fazia frete usando uma charrete e agora tem uma caminhonete. Disse que Seu Donizete é chegadinho num boquete, dorme num colchonete e mora numa kitchnete, pertinho do Roncetti, longe da Roosevelt.
Mesmo sendo uma estórinha chinfrete, vou salvá-la num disquete. Por favor, não a delete.
Se poluiu seus ouvidos, perdão, pode usar um cotonete!