A SOLUÇÃO
Hoje estive no mercado. Providencial a idéia de aglomerar tudo em um só local, tornando a vida de um cadeirante mais fácil.
Lá, o frango estava em promoção. A Europa com medo da gripe aviária reduziu as importações juntamente com outros paises asiáticos. Longe de mim a tarja de economista, mas que bom ter abaixado o preço. Naquela hora me lembrei de minha mãe, não sei porquê.
O mercado estava lotado com o corre-corre típico dos dias de promoção. E eu só queria um frango: de preferência, farto.
De longe já o avistei. Homem com fome, em mercado, só pensa em comida e não sou diferente. Tinha uma lista que não saiu do bolso, só via o frango que me encheu os olhos.
Olhei sêco para aquela maravilha e já o imaginava cozinhando, mas com o quê?
Logo na minha frente uma prateleira, lotada de condimentos. Agora sabia o porquê das minhas lembranças.
Vi um condimento empacotado em Catalão, cidade que abraçou os espanhóis vindos da região da Catalunha e que deram o nome à cidade.
Foi de onde surgiu a minha família materna, e que depois se transferiram para Ipameri.
Já tinha o frango, Catalão e minhas lembranças colocaram açafrão em minhas mãos.
Que dupla maravilhosa: frango, açafrão e meu estômago roendo de fome. Mas antes de sair, passei pelo setor de verduras: os quiabos pareciam que saltavam à minha frente.
Tenros e macios como devem ser. Enchi um saco com aquelas maravilhas. O resto, cebola, pimentão e o alho já estavam me esperando na geladeira.
Agora o privilégio de não ter que enfrentar fila e saí para a rua.
O perfume do refogado dos tempêros tomou conta da casa e quando foram misturados ao frango, os meus olhos já fitavam os quiabos sendo lavados e secos para serem picados.
Assim que o frango começou a ferver, foi misturado a eles, o quiabo.
Só os deuses poderiam inventar essa maravilha da culinária goiana.
Fartei-me. E no momento em que estou almoçando, ouço pela tv que o vírus da gripe aviária não suporta altas temperaturas.
Senti-me aliviado. Pena que o mundo não sabe que o melhor remédio para frango gripado é açafrão e quiabo.
DiMiTRi