SER GENTE

SER GENTE

Vanderli Granatto

Oh, belas lembranças do tempo de criança, onde tudo era festa!

Poderiam ficar eternos, aqueles momentos sublimes.

Serão eternos em minha alma.

Brincar de amarelinha, pular corda, brincar de casinha, jogar bola, rodar pião.

Brincar de pega-pega, bater peteca, conversar com amigos, cuidar do cão!

Balançar bem alto no balanço amarrado no galho da mangueira, passar anel, fingir tocar gaita, assoprando um papel.

Fazer piqueniques, no fundo do quintal, apanhar uvas na parreira, laranjas, mangas, goiabas, mexericas azedinhas, comer bananas "São Tomé", no quintal da vovó.

À noite um teatrinho, com toda criançada se integrando, imitando os personagens, vistos num circo ou num teatro real!

Que bons tempos que se foram...

Não tinha computador, nem televisão;a vida era movida, com mais união entre irmãos.

Brincar de cantar, aplaudir quem cantava bem, vaiar bem baixinho quem a música desafinava.

Ah! que pureza de atos!

Conversar, brincar, sorrir,ouvir histórias dos mais velhos.

Para onde foi esse modo de viver?

Existe ainda união entre vizinhos?

Aprendia-se com o outro ao seu lado, os exemplos eram seguidos, com respeito aos mais velhos!

Ninguém era indiferente a ninguém.

Sabia-se da sinceridade de cada um,era cara a cara, sem maldade, sem falsidade!

Respeito, palavra de ordem!

Obediência se tinha!

Quero de volta essa tal antigüidade.

Muitos valores se perderam com a evolução; hoje a máquina comanda toda e qualquer ação.

Parem o mundo! Quero descer incontinente!

Quero ser reconhecida como gente!

Quero sentimentos! Sentir o outro perto de mim!

Quero retornar ao meu tempo de criança,

crescer novamente, quem sabe, com mais acertos!

Quero viver a modernidade, o avanço tecnológico, mas com mais segurança e felicidade.

Quero tirar as grades do meu portão, não quero mais ver corações blindados.

Quero acordar a cada dia e dizer bom dia, sem tanta desconfiança ao olhar o meu semelhante.

Quero bom dia de alegria, a mim, a você, a ele, sem qualquer preconceito.

Crer que a vida é cheia de novidades, mas que o bom conviver faz parte de tudo, que deve-se fazer valer.

Quero que o valor das coisas humanas, sobressaiam, que vivamos com mais ponderação, afeto,com limites às vezes, mas com gente perto da gente.

Deixar as máquinas funcionarem, mas nunca esquecer que a ternura, o afeto que as pessoas devem ter umas com as outras, deve prevalecer

Que de uma boa conversa, de uma boa convivência, a vida possa ser mais bela, mais leve ...

Que venha a nova era de produção e de novas descobertas, conquistas, que avancem nas pesquisas, que se faça uso da tecnologia, mas que o calor do ser humano, não seja gélido, estático.

Que calor suavize as viscissitudes da vida e que não possa mesmo ser substituído, como peça qualquer.

Que a vida da pessoas, seja reconhecida como jóia rara,

que bem lapidada dará a novas gerações o valor necessário.

O calor humano sobrepondo a tudo e a felicidade incalculável, tomando seu rumo certo.

Ser gente do bem é dever de cada ser.

Ser gente é desdobrar a cada dia, a página da vida e se sentir bem.

Vanderli

1999

revizado em junho de 2008.

Botucatu/SP