VIVA O CAMPEÃO NORDESTINO!

O Nordeste está em festa. Um time dessa região hoje amanheceu festejando suas glórias, pois além de estar na Libertadores do ano que vem (2009), ainda conseguiu o título frente a um adversário de singular expressão no cenário do futebol nacional – O Corinthians – que conta neste momento com uma das maiores torcidas do Brasil. Mas o glorioso Sport não mediu esforços e pouco a pouco foi destronando times de grande expressão em nosso futebol, para, finalmente, levar esse título (com muita honra) para os torcedores nordestinos, pois eles merecem, pela sua pujança e apego ao futebol, pois há muito presenciamos estádios cheios naquela região de grandes contrastes em nosso glorioso País.

Por outro lado, não há nenhum demérito ao chamado 'Timão' (com o respeito que merece), embora eu não seja torcedor desse time. O que deve ser enfatizado é o mérito do adversário que – com jogadores de menos expressão - conseguiu alcançar um resultado pouco esperado no contexto dos apostadores.

O que importa também é que essas glórias estão sendo bem divididas entre os diversos times que compõem nosso futebol. Já era hora de um título de tamanha expressão ir parar na região de pessoas que enfrentam todo tipo de problema social, estrutural, temporal, climático e até o abandono dos Governos que preferem centralizar os recursos nas regiões mais ricas etc.etc.etc.

Esse título também é uma demonstração de que as equipes quando se organizam podem alcançar resultados satisfatórios. Não há dúvida de que o Sport é uma equipe organizada e com um elenco de reposição, uma vez que quando saiu sua estrela principal – o jogador Romerito – a equipe continuou rendendo o suficiente para chegar ao título, porque tinha peças de reposição à altura. Assim, a organização e o espírito de profissionalismo - quando são bandeiras do clube - levam o time a ficar próximo de alcançar o sucesso.

Os torcedores corinthians – por sua vez – mesmo com a dor da perda, não podem olvidar que hoje possuem um time mais competitivo e que pode render ainda mais, até porque conta com um elenco jovem e talentoso e um técnico de ponta. Um passo de cada vez. Logo, os louros virão como resultado dessa organização.

Tudo isso só serve para que o nosso futebol ganhe em organização e em disciplina administrativa e esportiva de tal forma que o contexto geral seja menos horroroso que nos últimos anos, quando os times se atolovam em dívidas para contratar algumas 'estrelas' e também em razão de dirigentes corruptos (alguns ainda estão por aí), levando seus torcedores ao desespero pois o rendimento de uma equipe desorganizada sempre desencadeará crises históricas atingindo o seu torcedor, eis que alguns são tão fanáticos que fazem do futebol um alimento para a alma.

O resultado dessa organização e desse sucesso de equipes que pertencem à região Nordeste é uma síntese do que vem acontecendo em nosso futebol, ou seja, campeonatos bem disputados e sem favoritos. A evolução surpreendente de algumas equipes (que no início do certame escapam à sondagem dos cronistas) tem sido a tônica dos últimos campeonatos, como é caso do Sport de Recife, depois dessa gloriosa conquista.

Quem ganha somos todos nós torcedores. Pois, a nossa crise relacionada com a exportação de jovens jogadores está sendo suprimida pela necessidade de sondagem de novos jogadores, abrindo oportunidade para quem está começando. Isso, forçosamente, ajuda o País de várias formas; dá mais oportunidade para os jovens que sonham um dia viver da renda relacionada a esse dom de jogar futebol; tira os jovens das ruas propiciondo-lhe um futuro; obriga os diregentes a procurarem fórmulas alternativas e menos onerosas para alcançarem os resultados; dá novas expectativas de aparecimento de novos craques; prepara o futuro de nossa seleção com boas expectativas de reposição; equilibra o futebol dentro de uma sistemática eqüitativa causando bons resultados para os clubes em geral; melhora o campeonatos regionais e nacionais e; gera possibilidade de novos títulos internacionais.

Enfim, nós brasileiros além de presenciarmos um bom futebol em nossos campeonatos – dentro de nossas atuais limitações relacionadas à migração de nossas atletas - temos o trunfo de apostarmos numa excelente evolução da nossa seleção brasileira, em detrimento no que acontece no exterior quando as equipes de maior renome montam equipes com um número signiticativo de estrangeiros e quando vão montar sua seleção sentem falta do jogador que só pode figurar em seus campeonatos (o estrangeiro), tanto é assim que hoje temos muitos brasileiros jogando nas seleções de outros países, depois de se naturalizarem com outra nacionalidade, porque sabem que não terão espaço em nossa seleção.

Finalizo parabenizando a imensa torcida nordestina e principalmente os torcedores do Sport de Recife, augurando que essa glória seja mais um avanço no mundo do futebol, para que essa paixão nacional possa suprir todas as dores de nossa alma.

Machadinho
Enviado por Machadinho em 12/06/2008
Reeditado em 16/06/2008
Código do texto: T1030585