O primeiro voto de um jovem moderno (Pra quem gosta de ler)
O jovem eleitor pensa. Essa é uma afirmação que muitos ignoram. E ignorar e não perguntar é quase o mesmo que saber e não ensinar... Uma tolice, pois a juventude pode fazer hoje o que será o amanhã. Essa é uma verdade ao qual parece que não nos acostumamos. Os jovens vêm mudando o mundo desde que o Homem inventou a transmissão de idéias. Aconteceu a roda, algum jovem lhe concedeu velocidade. Surgiu a filosofia, que foi alimentada pela juventude. Criaram-se romances, os jovens despertou inspiração. Quando a política enxerga o futuro se pensa na juventude. São máximas que nunca mudarão sua trajetória, diferente de quem desfruta a juventude. Hoje em dia com a tecnologia, o jovem vive num mundo interligado pelo mútuo conhecimento dos povos e de suas gentes, de suas culturas e de suas tradições, conhece e vasculha todo um planeta via satélite sem sair diante da tela do computador. Toda essa navegação terá efeito distinto nesta eleição, porque poderá conceder ao jovem moderno, criado no costume da tele-informação com a tecnologia plena de aperfeiçoamento e avanço, poder de escolha com total juízo de valor do que espera como cidadão e do que espera de seus representantes. Além do quê, sua participação no processo eleitoral traz novo fôlego à democracia e rejuvenesce a cidadania com o posicionamento consciente de suas escolhas. Sabemos que no geral os adolescentes não dão muita importância para política, talvez por terem outros objetivos e outros problemas para solucionar de imediato, metas e planos que não condizem com o assunto, alguns preferem nem opinar a respeito.
Essa concepção já era – o que se percebe atualmente é uma tendência ao inverso – e a mudança ocorreu na velocidade de um gigabyte de tempo, entre os bate papos, as mensagens instantâneas, os blogs e as páginas e sites pessoais, tudo isso acessando inúmeras razões pra descobrir e conquistar o mundo. Eleições para os jovens, já não são as mesmas, não na Era da Internet; porque o mundo está plugado em noticias e conhecimentos, de tudo e de todos, para muitos. Está aí na grande rede, todas as informações necessárias de quem quer que seja, e também de quem quer que queira ser. O que não falta é salas na Net com grupos de discursões sobre o tema. Então, conectados já podem discutir e expor suas reclamações e opiniões, dizerem sobre sua verdade e verdades de outros, a liberdade de expressão também premia o jovem. Pode até homenagear e dedicar parabéns aos bem feitos por suas benfeitorias, e também os perfeitos por suas boas obras.
O que vale é participar, e manifestar se necessário, pois a juventude que dará seu primeiro voto nesta eleição de 2008 tem discernimento suficiente pra optar o que melhor lhe servir. As informações nos chegam sem parar, quanto mais se busca mais se aprende sobre as coisas, os jovens deixaram de ser conseqüências para se tornarem efeitos, sua manifestação conta muito no final da contas. Uma outra questão é sabermos se os jovens querem essa responsabilidade de mudar os rumos da política, transformando sonhos e modificando o andamento do amanhã, se será bom ou se será por será, vai se saber.
Fonte: @$ Artilharia - Alcebíades Segundo
gbishop.com.br
“E essas mensagens que nos chegam sem parar, ninguém,
ninguém pode notar, estão muito ocupados pra pensar...” Raul Seixas