O GOLPE DA REDE TV

POLÍCIA – Como tem gente mau caráter neste Brasil; eu fico impressionado como as pessoas poderosas conseguem introduzir nas cabeças dos mais fracos mentalmente a idéia de ganho fácil, de vantagem clara, fazendo-os incorrer em erros e gastos absurdos.

A Rede TV, emissora anódina que sobrevive de algumas caridades religiosas, a beira do colapso e cheia de ações judiciais, possui um programa imbecil chamado Game Play, que é exibido todos os dias, onde uma apresentadora nada polida, ínsita aos berros e erros de português, fazendo uma pergunta de nível infantil, os que participarem (por telefone) e acertarem, a receber algo em torno de R$ 3 mil reais. Ela disponibiliza dois telefones para os participantes responderem, que são eles (014.41) 8401.0610 e (014.41) 8401.0433.

Em tese é fácil e simples; hoje, por exemplo, dia 8 de junho de 2008 e pergunta foi: “Qual estado brasileiro que tem tudo a ver com o Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo, e é composto das letras: AJEDNRIOEIRO?”. Qualquer acéfalo saberia dizer que é Rio de Janeiro, mas o fato é que os néscios espertos, aliás, desonestos e enganadores agem de forma ridícula; quando você liga, uma voz eletrônica o informa que, primeiro sua ligação será cobrada como sendo uma ligação para celular de Curitiba e que para você poder participar, deverá responder a algumas perguntas de múltipla escolha, pelo telefone mesmo, para acumular pontos e quando houver a obtenção de uma pontuação (não informada), através das respostas corretas, a sua ligação será encaminhada ao estúdio (ao vivo), e enfim, você poderá responder a dita pergunta.

Eu acabei de ligar, apenas para comprovar e vejam o que existe por trás disso; as perguntas feitas pelo telefone possuem três respostas e tem o seguinte nível (exemplo): Quem descobriu o Brasil? 1- Pedro Álvares Cabral, 2- Pato Donald, 3- São Jorge; depois que você responde 15 perguntas, a voz o informa que você acumulou 150 pontos e simplesmente novas perguntas são formuladas e a idiotice enganadora continua. A minha ligação durou 6 minutos e deverá me custar na próxima conta, algo em torno de R$ 10,00; imaginem quantos idiotas de fato acreditam nesta “historinha” ridícula e ficam 40, 50, até 60 minutos ligando e respondendo sem ter o direito de responder? Imaginem quanto estas pessoas pagarão nas próximas contas telefônicas?

A idéia não é desestimulá-lo com perguntas difíceis ou de um nível superior ao infantil; enquanto você acha que está respondendo corretamente as perguntas, o tempo está passando e se você estiver (e estará) acompanhando o programa ao vivo, a moça que o apresenta estimula mais e mais ligações telefônicas e mostra que seus dois telefones estão esperando a sua ligação; enquanto isso, mais e mais perguntas néscias são colocadas para sua resposta.

A súcia que tem claramente a participação da Brasil Telecom, operadora do 014; também tem a participação da Endemol, proprietária dos direitos de programas como Big Brother Brasil, como informa o site do programa www.actionmedia.com.br. Muito embora haja a informação de que o programa é uma produção independente, a moça histérica que apresenta o besteirol cita a todo o momento o nome da Rede TV e pede para que as pessoas liguem utilizando o 014 como código de DDD. Eles ficam cerca de 60 minutos no ar e somente no ultimo minuto do programa é que algum “babaca” que já deve ter gastado pelo menos o dobro do valor do prêmio com o custo de ligações, consegue falar no ar e ganhar a grana.

Isso é crime; induzir publicamente as outras pessoas ao claro engano, levando a elas o gasto, muitas vezes impagável, prometendo-as um prêmio, é uma mistura de jogos de azar com estelionato. Se o sujeito descobre a tempo que será enganado, ele já paga no mínimo um minuto de ligação para celular de outro estado.

Se o programa fosse sério, responsável e conseqüente, se ele vivesse de anúncios comerciais como a grande maioria, deixaria uma linha livre, tipo 0800 ou 4004; nos 0800 a tarifação é invertida, paga quem recebe a ligação e no caso do 4004, o sujeito que liga para tarifa de telefone fixo local; ou ainda, poderia possuir linhas fixas, mesmo tarifada com Longa Distância, mas pelo menos o pretendente ao prêmio conseguiria falar ou ouviria o sinal de “ocupado”, como acontece com os telefones convencionais. Mas porque eles não fizeram o mesmo molde de enganação utilizando um telefone fixo? É simples, porque a tarifação é no mínimo 5 vezes mais cara se for feita para telefone celular! Este tipo de programa utiliza requintes de crueldade em suas tapeações.

A jogada desta e de outros bandos é simples, eles fazem a operadora de telefonia fixa, neste caso a Brasil Telecom, arrecadarem uma fortuna com estas ligações e quando elas recebem estas faturas, repassam um percentual para os idealizadores do programa. Uma fonte amiga, que é diretor da Telemar do Rio de Janeiro, me afirmou por telefone e preferiu ficar no anonimato, que o percentual deste tipo de operação costuma ser 25%. Ele também afirma que este programa, o Game Play da Rede TV, arrecada por dia um volume de R$ 35 mil em média, ou seja, no final do mês, eles recebem algo em torno de R$ 1 milhão e paga cerca de R$ 100 mil em prêmios, segundo as informações.

Este é o nível das emissoras de TV do Brasil; concessões públicas que exibem armadilhas para os menos favorecidos (de grana e mental), ao invés de utilizar mecanismos, como por exemplo, educacionais. Se você observar a grade de programação da Rede TV, verá que quase nada se aproveita e se ainda perderem algum tempo assistindo aos programas, verá também que grande parte deles é as “ditas produções independentes”, ou seja; espaços negociados com pessoas desonestas que se aproveitam da mídia televisiva para atraírem os ignorantes em participações enganadoras ou vendendo tranqueiras importadas.

Se você foi induzido a gastar em ligações telefônicas em troca de um prêmio e conseguir provar isso, pode entrar na justiça especial (JEC) de sua cidade e pedir seu dinheiro de volta, alegando que as regras não são divulgadas. Apenas como informação apreciativa, a Rede TV se chama na verdade TV Omega Ltda. e fica na Rua da Bahia, 205 – Alphaville – Barueri – SP – CNPJ: 02.131.538/0001-60 ; a Action Media do Brasil Ltda, o CNPJ é 08.761.189/0001-47.

Quem tem mais de 30 anos lembra-se de como foi à febre dos “tele sexo” que ofereciam prazeres sexuais por telefone em troca de uma ligação internacional; muitas pessoas chegaram a acumular dívidas de 10 mil reais por causa de seus filhos que ligavam feitos loucos para aqueles serviços. O nome pode ter mudado mas a idéia inescrupulosa é a mesma e já deveria estar na mira da Polícia Federal e da Procuradoria da República, afinal de contas, televisão (emissora) no Brasil é uma concessão do Estado.

Carlos Henrique Mascarenhas Pires

www.irregular.com.br