São Francisco no Brasil
Tarde chuvosa e fria em Porto Alegre,nada para fazer no sábado,após o almoço.Estou em casa,opção?Filme na NET!Procura,procura(+ de 30 canais e não acho nada!!!),então decido:Irmão sol,Irmã Lua,de Franco Zeffirelli,1973.Já tinha visto,mais do que uma vez.Vivia passando na sessão da tarde,perto do Natal geralmente...O legal da escolha e da crítica é que nunca deixo de me emocionar, ou me surpreender com algumas cenas que nem lembrava.Choro mesmo!Sinto profundamente quando o filme,qualquer filme, é bom.Me transporto para dentro da telinha,me tornando mais uma personagem (claro,voyeur), e longe vou,me esqueço do sábado,da chuva,do frio!No final,ainda tocada pela história,fico imaginando o que aconteceria se São Francisco surgisse por estes tempos?Se nem fosse brasileiro,mas um cara rico,bem nascido (como foi em vida)e,depois de um milagre do tempo,surgisse do nada e fosse morar numa vila no Brasil,classe popular e tentasse sobreviver de sua fé...Difícil,né?Primeiro,teria a resistência e a desconfiança natural de quem vem de "fora" e traz uma proposta nova.Um estrangeiro,pior ainda!Travaria uma luta titânica de ideais religiosos com as instituições muito bem estabelecidas na comunidade,certamente!Seria combatido de cara!A filosofia de São Francisco era a da caridade e da humildade,rejeitava o luxo,cultuava os elementos da natureza em sua simplicidade.Era solidário,amava profundamente todas as pessoas,cuidava de doentes que ninguém queria por perto.Avesso ao glamour,acho que ele rejeitaria propostas para ir em programas de entrevista,ser capa de revistas.Não teria computador,nem blog na internet,comunidades no Orkut.Não teria uma igreja gigantesca,cheia de objetos valiosos.Sua igreja seria pequenininha,seria de madeira,não de mármore carrara.Já pensou?Seria um cara perigoso,de novo!!!Sem problemas iria dividir o seu pão com os outros (quando tivesse),mas teria dificuldades para guardar,pois o pouco que teria poderia ser roubado.Não há muito respeito pelo alheio hoje em dia no Brasil!..Seu maior desafio seria a sua segurança pessoal, sobreviver entre os delinquentes,traficantes,que infelizmente existem nas comunidades e se sustentam desta forma,aumentando sua miséria e a das pessoas que convivem com eles.Seria difícil para ele ver como maltratamos os animais e a natureza,que tornamos seus adorados passarinhos vizinhos cada vez mais distantes pelo desmatamento.Ele ficaria horrorizado com a violência que reina nas cidades.Se chocaria com a brutalidade das pessoas,a estupidez no trânsito,a falta de respeito com mulheres e idosos.A falta de educação e limite das crianças,e seus pais sem saber o que fazer...São Francisco faria orações e canções muito tristes,falando sobre a destruição do meio ambiente,as consequências catastróficas do aquecimento global.A classe política do país teria uma especial parcela da atenção de São Francisco em suas orações de perdão, ficaria tonto ao saber dos escândalos e roubalheiras.Pior:ficaria desestimulado com a nossa omissão e silêncio como povo roubado!..Aos poucos vou ficando triste...é a realidade,a minha realidade e a de todos nós voltando!O que fizemos com as bençãos que nos foram dadas ao nascer neste país tão lindo?Como temos usado a nossa liberdade,o livre arbítrio para melhorar a nossa rua,nossa comunidade,nosso mundo?
Acho que São Francisco sozinho não daria conta do recado,tentando consertar nossos corações e inspirando novas ações de nossa parte...Pensando bem,São Francisco não teria sobrevivido nestas condições,pois ser diferente da massa que cultua a indiferença,o individulismo,a competitividade desonesta,a violência e o desamor pela vida,já teria sido motivo para ele sumir do mapa...Mais uma notícia de misterioso desaparecimento sem solução no jornal.Manchete por um ou dois dias,depois,esquecido...Melhor São Francisco não vir ao Brasil,pelo menos,por enquanto!Mas fica a esperança de ser tocada,novamente,pelo filme,e aguardar que tudo,um dia,seja diferente,até porque pessoas que se importam com a vida,como São Francisco, estão saindo da moita,do limbo!Só falta marcarem presença...