BANHO DE CHUVEIRO

BANHO DE CHUVEIRO

" Segundo relatório da Unesco, órgão da ONU para a educação e responsável pelo Programa Mundial de Avaliação Hídrica, mais de um sexto da população mundial, ou o equivalente a 1,1 bilhão de pessoas, não tem acesso ao fornecimento de água doce."

- Que besteirada! - ela pensou, enquanto recordava o artigo que lera no jornal - Eu trabalho, pago meus impostos, minhas contas e o mínimo que eu mereço é ter uma vida digna com meus pequenos prazeres.

Prazer maior para ela, era chegar a casa, ligar o som e ir para o chuveiro: eram 30 minutos de ducha quente e relaxante. Não havia nada mais gostoso que sentir a água quente massageando sua pele, seus poros, descendo pelo seu cabelo, escorrendo por seu corpo inteiro e se dissolvendo em seus pés.

" Dos exíguos 2,5% de água doce existentes no mundo, porém, apenas 0,4% estão disponíveis em rios, lagos e aqüíferos subterrâneos – a Terra possui cerca de 1,39 bilhões de km 3 de água, distribuídos em mares, lagos, rios aqüíferos, gelo, neve e vapor."

Que maravilha era sentir esse banho levando embora todo o estresse; lavando toda a sujeira que se impregnava na sua pele, cabelo, mente e alma. Não havia nada melhor para uma vida saudável que um longo banho. Sentir o jato d'água limpando e renovando a beleza, a auto-estima e a própria vida.

" A situação tende a piorar, com o desmatamento, a poluição ambiental e as alterações climáticas dela decorrente: estima-se que será reduzido em um terço o total de água doce disponível no mundo. Enquanto isso, ações que poderiam reduzir o desperdício desse líquido cada vez mais raro e, portanto, precioso, demoram a ser tomadas pelas diferentes esferas governamentais."

- Que droga! - ela disse em voz alta - Não consigo esquecer esse maldito artigo.

Ela não conseguia deixar de pensar sobre as milhares de pessoas que não tinham água encanada, saneamento básico ou acesso a níveis saudáveis de higiene. Era como se ela pudesse ver centenas de famílias andando milhas para conseguir água; mães cozinhando para seus filhos com água suja; pessoas morrendo de sede, enquanto a água doce, tão abundante no Brasil e em sua casa, descia continuamente por seus cabelos e era desperdiçada.

- Eu não tenho nada a ver com isso. Quem tem que se preocupar com isso é o governo! - dizia para si mesma, tentando acreditar em algo que ela sabia que não era verdade. O governo tinha sua função a desempenhar, mas cada cidadão deveria fazer a sua parte.

Ela sabia disso, por isso desligou o chuveiro, enrolou-se na toalha e respirou fundo; sabendo que não conseguiria mais passar tanto tempo no chuveiro. - Maldito artigo! Odeio ter que mudar...

Junho de 2008

Frank Oliveira

http://cronicasdofrank.blogspot.com/

Nota do autor: Ontem foi o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de Junho), tudo é muito bonitinho no papel. A melhor forma de preservar o Meio Ambiente começa na torneira da nossa casa.

Fonte: http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diameioambiente.html