Se ainda der tempo, diga eu te amo!

A amizade é um porto seguro para todos os amantes da vida. Porque não há quem não tenha tido pelo menos um amigo, mesmo que hoje em dia, desiludido de suas falsas retribuições, diga que nunca tivera um. Mas quando você amadurece e percebe que existe uma fase por vez na trajetória da vida, esses pensamentos tristes vão embora. E enfim estaciona nas lembranças: de saber que teve com quem brincar, desabafar, chorar, rir, conversar, sair...

As pessoas não podem esperar que os amigos sejam pra vida toda. As coisas vão acontecendo e a distância vai impedindo de realizar o sonho que poucos têm: cultivar amizades para sempre. Só que a presença de novas pessoas, substitui a velha lembrança. E constantemente nos adequamos à nova realidade.

Não conheço ninguém que nunca tenha perdido um amigo. E nessas perdas que nem sempre inclui eufemismo de morte, perdemos o que a cada dia confortava nossas angustias e anseios de ter uma vida alegre e verdadeira. Ficamos não só com o vazio daquela amizade, mas com a tortura de achar que nós sempre somos os culpados da desunião ocorrida. E saibam que isso é muito doloroso.

Nós somos vítimas da realidade, pois encontramos no presente, teorias que no passado não havia funcionado. E tememos muito, que o tempo lapide certos conceitos, tornando o que chamamos de “amigos verdadeiros”, meros colegas, frutos da convivência.

A deslealdade de atos consumados pelo prazer da perversidade, faz muitas pessoas cometerem erros. Não traiam amigos, não desapareçam sem dar notícias, não morram amanhã sem ter esquecido de dizer “te amo” hoje. Tenha atitude e honestidade de fazer que as pessoas saibam que você estima com carinho tudo aquilo que viveu com alguém. Estimem muito mais a inocência de criar vínculos com todos, sem quaisquer preconceitos.

O amor e a amizade são sentimentos equivalentes. Você diz “eu te amo” para quem você ama, e os amigos fazem parte dessa lógica. Mas depois que você descobrir que não existe mais aquela grande amizade que tinha no passado, remova sentimentos de culpa, destrua ressentimentos e passe a tratar os velhos amigos, como uma lembrança inesquecível. Nunca diga que isso foi falso a vida toda só porque um dia terminou. Isso é mentira, aprenda a conviver com a realidade e com a superioridade que você tem de ser melhor que aqueles que não te estimam por se entregar aos amigos.