SÓ DEUS RESOLVERÁ OS PROBLEMAS BRASILEIROS
SÓ DEUS RESOLVERÁ OS PROBLEMAS BRASILEIROS
De todos os princípios, não paira nenhuma dúvida de que a existência de Deus como inteligência suprema, causa primária ou primeira de todas as coisas é tudo que importa, e que seja considerada antes de qualquer coisa a base de tudo que existe. Chegamos à conclusão de que o Brasil é hoje o País onde a corrupção campeia solta e todas as artimanhas são usadas para que os corruptos não sejam punidos, principalmente quando pertence à política brasileira. Aliás, que surgiu primeiro? O corrupto ou o corruptor! O jornal O Povo de Fortaleza, em sua edição de três de junho de 2008, traz entre em manchetes principais a seguinte aberração: “Eleições 2008 – 76 prefeitos na lista suja”. - Dos 184 prefeitos do Ceará, 76 tiveram suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Destes, 44 concorrem à reeleição neste ano e podem ter suas candidaturas barradas pela Justiça Eleitora. No relatório do tribunal constam 1.701 gestores e ex-gestores de todo o Estado, entre prefeitos, ex-prefeitos, presidentes de câmaras municipais e diretores de órgãos públicos locais. "No governo FHC do PSDB, no qual o PFL não passava de esquadrão lambe-botas, o verdadeiro crime organizado não tinha o que temer. As máfias enclausuradas nas mansões à beira-mar e nos jardins paulistanos, ou turismando mundo afora, se mantiveram intocáveis. FHC quase fechou as portas dos principais setores da PF, que, em seu governo da impunidade, mal servia para expedir passaporte. A média de prisões efetuadas pela Polícia Federal no governo FHC foi de apenas 27 por ano. Num país com as dimensões do Brasil, acho que isso representa um índice abaixo do que pode ter ocorrido, por exemplo, no Haiti.” (Por Fernando Soares Campos em 29/5/2007).
Garotinho é denunciado por formação de quadrilha. Justiça considera ilegal reajuste do plano de saúde por faixa etária. Na capital, pelo menos 15 liminares proibindo o aumento por faixa etária foram concedidas pela justiça. Área desmatada na Amazônia em abril foi igual ao tamanho do Rio de Janeiro. Que vergonha My God! Dizem que a corrupção já existia antes de cristo, afinal Judas o traidor vendeu sua informação. Certamente, a corrupção é um dos grandes males que afetam a sociedade brasileira, especialmente a administração pública. Nossa história mostra que as práticas ilícitas do desvio de recursos, do favorecimento de amigos e parentes e da troca de favores têm nos condenado a um estado de subdesenvolvimento crônico. Essas nuanças são ditas todos os dias pelas mais variadas pessoas que já não acreditam numa reviravolta brasileira, visto que a metástase da Constituição já se disseminou no mundo inteiro. O Brasil está numa situação tão complicada que em vésperas de eleições uma prática já conhecida de todas voltou com força total, às invasões. Entidades falam sobre invasões de áreas públicas na capital. Um clichê popular já tomou proporções enormes e já faz parte do dia-a-dia do brasileiro, ela está respaldada na seguinte afirmação: “Tão grave quanto à própria corrupção é a naturalização dos comportamentos antiéticos que são traduzidos em ditos populares como “rouba, mas faz”. O bom uso da máquina pública não deve ser vista como uma cortesia, mas como uma obrigação do governante eleito”.
A última dos políticos brasileiros e sobre os cartões corporativos, fizeram tanto barulho que no andar da carruagem não seu em nada. Como sempre acontece no écran político brasileiro. Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassa o mandato da vereadora Nelba Fortaleza. Nelba, ex-integrante da gestão Juraci Magalhães, é acusada de distribuir apartamentos populares do conjunto habitacional Tatu-Mundê em troca de votos. A imprensa mundial acabou de publicar matéria sobre a escalada da corrupção mundial, apontando o Brasil na condição de um país onde a mencionada criminalidade representa sério e irremediável problema. Da mesma forma, os veículos de comunicação brasileiros têm denunciado as falcatruas, os descalabros e os vergonhosos atos de corrupção. A fama se espalha, o presidente viaja e os que aqui ficam praticam as piores diabruras e o povo sofre, pois o que o governo suga a população não está escrita em nenhum gibi e o brasileiro passa a metade da vida pagando impostos para sustentar a corrupção infreável que domina o País e um único remédio para desastroso mal, só Deus!
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI – ALOMERCE E A AOVIR