DO ANTES AO DEPOIS - O AMIGO ETERNO

Capítulo III

O amigo eterno

O perfume estava no ar novamente. Eu já não sabia se era dia ou noite. O homenzinho tinha agora um semblante sereno e passava a mão suavemente em meu rosto. Depois do choque de saber o motivo da internação, entendi que a visita dos meus anjos era uma despedida.

Resolvi lutar, com todas as forças que me restavam, e viver, contrariando a opinião de muitos médicos.

O homenzinho, agora o sereno e companheiro Dr Ciro, me fez aprender que nunca devemos julgar alguém pelo seu semblante e, sim, pelo seu coração. Um homem bom, dos melhores que um ser humano pode encontrar na vida.

Seu perfume, que antes incomodava, posso sentir ainda hoje, com carinho, respeito e gratidão. Foi Dr Ciro que me manteve viva e com forças pra continuar. Sua dedicação com todos os pacientes que ali estavam, e, em especial, a mim, não é algo que se possa mensurar.

Ao final de longos nove meses, pude fazer a cirurgia em um hospital da capital. Uma cirurgia que diziam ser para estudos, mas que, no final, salvou minha vida.

Foram três anos de recuperação, sequelas, não só para mim, mas, também, para meu filho, abalado emocionalmente.

Hoje, dezenove anos depois, não preciso esquecer de nada, apesar da amnésia seletiva. Faço questão de relembrar cada dia, cada hora, de tudo o que passei, pois, foi assim que aprendi a ser diferente, mais calma, mais dedicada à família.

Aprendi que o perdoar não é difícil, quando se pratica a reflexão. Esquecer é algo que se coloca numa gaveta para nunca mais abri-la; o perdão é esvaziá-la. Aprendi que os amigos não são perfeitos e, por isso, precisam ser perdoados, e que amar o próximo é a partir do mais próximo, contando comigo. Aprendi que a fila de espera não é um martírio - é apenas um treinamento para a paciência.

Aprendi muitas coisas e o mais importante é que hoje sei que ainda quero aprender muito mais.

Dr Ciro se tornou um grande amigo, indispensável em todas as minhas decisões. A ele não apenas agradeço a vida, mas, também, a minha felicidade, o meu dia-a-dia, as minhas noites de sono tranquilo, os meus sonhos, os meus filhos crescidos, o perfume das flores, o pôr do sol, a brisa do mar...

Não há nada mais bonito do que apenas viver.

EDITOR DE TEXTO: LEILA LAGE

Lara Ferreira
Enviado por Lara Ferreira em 05/06/2008
Reeditado em 05/06/2008
Código do texto: T1020169