OBAMA

INTERNACIONAL – (de Guarulhos – SP) A decisão democrata dos Estados Unidos da América já seria inédita, caso fosse Hillary a candidata do Partido, mas Barack Obama conquistou o título de Primeiro Homem negro a disputar diretamente a cadeira mais cobiçada do mundo na Casa Banca.

Nos Estados Unidos existem centenas de partidos e candidatos, mas somente os Democratas e Republicanos conseguem chegar à reta final da corrida a Presidência, isso porque, há uma tradição secular por trás destas eleições, desde George Washington, portanto, mesmo com inúmeros candidatos e partidos, a disputa é feita sempre entre dois nomes e raramente isso vai mudar.

Barack Hussein Obama Júnior é estadunidense nascido no Hawaii, filho de pai negro queniano e mãe branca estadunidense. Seu pai era mulçumano e ele próprio morou na Indonésia, país com maior população mulçumana. Obama é Senador da República pelo Estado de Illinois, nasceu em 1961 e é diplomado Cientista Político e Doutor em Direito por Harvard, chegando a ocupar o cargo de Presidente da Revista de Direito de Havard.

Começou a sua carreira política em 1996 quando foi diplomado Senador, mas entrou para a história somente em 2008 quando bateu firme e assumiu com honras a sua candidatura a Presidente, disputando o cargo do partido, com a colega Senadora Hillary Clinton, esposa de Bill Clinton, Ex-Presidente dos EUA e sagrou-se Candidato a Presidência da República dos Estados Unidos da América após vencer a maioria das prévias (eleições internas) e conquistar o eleitorado americano com larga vantagem para o seu oponente, o candidato Republicano e candidato preferido de George W. Bush (segundo pesquisas de intenção de votos).

As eleições que só ocorrem em novembro prometem ser uma das mais disputadas e emocionantes da história recente do país; de um lado, um veterano de guerra do Vietnã (John McCain) que prega a continuidade da guerra do Iraque, candidato de Bush e do outro, um negro que mesmo morando num país de forte apelo racista, se diz a maior democracia do mundo. Todos sabem que Bush e os Republicanos não pouparão ataques e ofensas a Obama; ainda sabemos que as mulheres e latinos que vivem nos EUA têm uma “queda” por Hillary, mas se a Senadora conseguir engolir o orgulho e aceitar a vaga de Vice na chapa de Obama é quase certeza que veremos no Capitólio, assinando o livro de posse, o 44º Presidente americano, um homem negro e de origem afro-mulçumana, que driblou o preconceito, subiu na vida e colocou seu nome, definitivamente na história do mundo moderno.

Hoje, além da cores tradicionais da bandeira dos Estados Unidos, das estrelas que simbolizam os 50 Estados independentes, a nação que se rotula a mais forte dentre as nações, terá que começar a acostumar-se com a idéia de ver um homem negro se tornando “o homem mais poderoso do Mundo”. No velho e bom inglês, se diz: “it is to see to believe”, é ver para crer...!

Carlos Henrique Mascarenhas Pires

www.irregular.com.br