UM NO TERREIRO, OUTRO NA SACRISTIA !.

Aqui na capítal, participo da Irmandade dos Homens Prêtos. Em Cachoeira, há a Irmandade da Boa Morte. Aqui na capítal, nos encontramos todas as terças-feiras. Chamamos de "Terça da Benção". Homens e mulheres, muitos deles, militantes do Movimento Negro Baiano.

Por aqui, há o dito popular que todo baiano tem um pé no terreiro, outro na sacristia. Quero acreditar, que não se trata de um simples dito popular. E muito comum, se vê gente ligada ao candomblé, participando féforosamente das missas, e virse-versa. Há que diga que por aqui, se acende uma vela prá Deus outra pro ........,

deixa quieto. Deve ser só dito popular ou supertição. O povo gosta mesmo é de andar de bem com o todo poderoso, seja lá onde ele estiver. As missas aqui na Igreja Rosário dos Prêtos, são bastante concorridas. E a tradição se mantêm até hoje. Quando você chega e encontra uma porção de negros na entrada da igreja a conversar, é pura tradição.

"Os negros, iam com os senhores das fazendas as missas de Sto. Antonio, (Aqui é as terças). Enquanto os donos de fazendas participavam da liturgia, os negros se articulavam, buscavam informações dos seus pares etc. É muito comum, haver burburinho na porta de entrada. Nas celebrações, introduzimos instrumentos musicais, nas oferendas introduzimos coisas da comida das senzalas." Não se adimire, se por acaso ou não, um belo dia encontrar uma Mãe de Santo, recebendo a óstia ou uma beata com guias,(Contas de Orixás), penduradas no pescoço.

Baiano não nasce, estréia.

Axé babá !.