Estamos Evoluindo?

Há algum tempo assisti num desses documentários cheios de realismo da Discovery uma “guerra ente tribos pré-históricas e como me intrigavam e causavam espanto tal brutalidade. Espanto, penso eu, sem sentido. Entendo agora que durante todo esse tempo nossa história, nossa “evolução”, nos mostra que na verdade nunca deixamos de ser selvagens.

Ao contrário do que afirmam os cientistas e estudiosos, aqueles homens (leia-se pré-históricos) não detinha a tal inteligência, tão propaganda hoje dos grandes seres “humanos”, evoluída. Usavam eles da violência para sobreviverem, não compreendiam, portanto, o outro como igual e que combatiam seus semelhantes.

Os homens evoluídos com o tempo demonstram a mesma frieza dos seus antepassados.

Contive eu o choro ao assistir um filme belíssimo e bastante premiado por sua veracidade. “O Pianista” é o nome dele em português e retrata a história de um grande pianista polonês que sofrera por ser judeu as agruras da chamada “limpeza étnica” tão mal explicada e entendida até hoje. Nela Adolf Hitler dizia serem os judeus uma raça inferior aquela encontrada na Alemanha e que por isso deveriam ser caçados e separados da sociedade como fazem os camponeses com o joio e o trigo, sim soa cristão mas o Führer era cristão e o papa da época o apoiava (já que se dizia que foram os judeus que mataram Jesus Cristo).

Sofreram muito os judeus esse episódio manchou pra sempre de sangue a história da humanidade. Esse fato imperdoável em nossa “evolução” fez surgiu como pedido de desculpas do mundo o Estado de Israel, estado judeu.

O interessante hoje é que não se noticia tanto, mas ainda existe nesse mesmo país, nesse paraíso para o povo antes oprimido, uma certa “rixa” com os seus vizinhos palestinos (que se dizem os verdadeiros donos da terra de Israel) e o que me faz pensar se é comum agora a opressão dos israelenses com a população palestina. Difícil mesmo é entender como um provo antes tão molestado hoje se tornar algoz de uma população tão pobre e sofrida.

Pensar em violência é não entender o limiar da razão, o porquê de se matar e/ou morrer.

A violência é fato em todo o nosso planeta e não tem credo, escolaridade, classe social que escape desse fardo.

A violência que se vê em um pacífico Tibet sendo subjugado e açoitado pelo império chinês é a mesma que sofrem as africanas com a AIDS e os africanos com suas guerras civis. A mesma que seqüestra turistas e políticos na Colômbia é a mesma que pervertem as mentes juvenis americanas que se matam e antes de oi fazerem ainda tiram a vida de seus próprios colegas de escola.

No Brasil disfarçada de Carnaval ela está presente em tosos os cantos. Lembrava que há alguns anos nas cidadezinhas se podia dormir de janela aberta, se passeava a noite, dava até prazer olhas as estrelas no escuro céu. Hoje essas cidades “evoluíram”, a sua juventude aproveita “melhor” a vida, hoje tem droga (lícita e ilícita) e pra tê-las é preciso dinheiro e ai de quem se atreva a não fechar as janelas e nem pensar em sair pra ver as estrelas.

Nas grandes cidades os jovens não têm mais a duvida de qual profissão seguir, mas sim escolher entre a criminalidade (opressor) ou a vida rotineira pacífica (oprimido). O tráfico cada dia mais clama novos soldados e quanto mais novos melhor. E esse clamor é cada vez mais atendido. A escola, baluarte de salvação, muitas vezes nem sequer consegue ser opção.

Falando em escola, educação, a falta de ambos não implica em única explicação para onda de violência. Ela também é sim refém de uma má distribuição de renda e desigualdade social. Porém não se pode negar que o acesso a informações e melhor ainda a noções de humanidade e respeito ao outro são grandes causadores da brutalidade.

Triste mesmo é ver essa onda “navegada” por pessoas que tiveram acesso a todas as informações possíveis, alguns que chegaram a grau de instrução que poucos hoje têm acesso cometem crimes hediondos, nos quais filhos planejam o assassinato dos pais e pais que atiram filhos pela janela, entre outros casos.

Fica então a pergunta será que estamos mesmo evoluindo? Pensem e reflita suas atitudes, seja ela ativa, passiva ou mesmo imparcial!!! Um ótimo final de semana a todos!!!