MANAUS A FUTURA CAPITAL DA SUÉCIA


             Lembra daquela piada, em que o português não sabe como contar para o amigo sobre a morte da mãe dele. Inventa uma estória de como uma cabrita que sobe num muro morre.  O amigo começa a carta dizendo":

    "Pois é Joaquim, meu amigo, sua mãe subiu no muro". 

       O que acontece depois todo mundo sabe: a mãe do portuga morre.
   
       No último Fantástico fomos apresentados a quem  comprou uma área do tamanho do município de São Paulo da Floresta Amazônica:  um sueco trilhardário, com cidadania inglesa e uma cara de pau de dar inveja ao Paulo "Arromba mas Faz" Maluf.  A maravilhosa apresentadora,  Patrícia Poeta ( té eu viro poeta com uma mulher daquelas ), tentou prensar o carequinha sueco....mas o pilantra era mais liso que as pernocas da Poeta.....que coisa não consigo me manter no tema......não é para menos, né? Não perco mais uma edição do programa global.

       Voltando à floresta, podemos dizer que, parodiando a piada do português e sua progenitora, a Amazônia subiu no muro!!!! Como no caso das células tronco, está faltando informação nessa questão e sobrando ideologia barata.

        Fato número 1: A Amazônia não é o  pulmão do mundo e nem mesmo do Brasil. Todo o oxigênio produzido pela floresta é consumido lá mesmo. O pulmão do mundo é o mar, que através de algas específicas, produz o oxigênio presente no planeta.

        Fato número 2: A Amazônia pode ser considerada a válvula termostática do planeta, ou seja, a temperatura e as chuvas da América Latina (principalmente) dependem de como este dispositivo funciona. Vai chover onde nunca choveu, e secar onde nunca houve seca!!! Isso é fato mais que comprovado. São Paulo já foi a terra da garoa, hoje é da baixa humidade!!!

       Fato número 3: A Amazônia é nossa e fim. Que nos critiquem por tratar mal esse patrimônio, isso pode. Dizer que o planeta poderá sofrer muito com a destruição dela, isso pode.  O  que não pode é nos subjulgar e através de eufemismos baratos e ofensivos,  nos desmerecer e tentar tomar de assalto um patromônio alheio. Que cada um seja responsável pelo próprio quintal. 

      Já propus isso num texto anterior: se o mundo quer que a Amazônia seja preservada como patrimônio mundial, a solução é muito simples: O mundo pagaria royalties ao Brasil para preservação da mesma. Todo o dinheiro pago seria usado exclusivamente para a Educação e Saúde de nosso povo. Acho que 150 bilhões de dólares por ano é uma bagatela se comparado ao que o planeta ganharia em saúde ambiental.  Empresas de informática americanas  faturam muito mais que isso  e todo mundo paga numa boa.  Quantos Windows e Ipod's valem a  Amazônia? Já que como país importador de conhecimento tivemos que pagar caro por essa falha no nosso sistema educação, tiremos vantagem da oportunidade dada por Deus com um bem tão caro e importante.

       O que me preocupa é que esse patrimônio está sendo gerido por um bando de incompetentes radicais que não entendem absolutamente nada de Amazônia. O galhardo e ex-guerrilheiro, e agora Ministro do Meio Ambiente, Sr. Carlos Minc "Tiroso" Baumfeld, declarou hoje, que um "exército"de 500 homens serão os responsáveis pela vigilância de toda a floresta!!!!! Por favor não ria dessa piada, ela é de muito mal  gosto. O Minc não tem idéia do tamanho da encrenca que colocaram nas mãos dele.  Seria como um policial vigiando uma área como o bairro de Santo Amaro, em São Paulo, só que no caso da Amazônia seria como vigiar toda a cidade paulista. Deu para imaginar o tamanho da área à fiscalizar???  Provavelmente a segurança de Lula seja maior que a da Amazônia. Com um ministro canastro-bufão como este, a floresta tem a mesma chance que um cardíaco nas mãos de uma manicure.

        Temo que muito em breve não poderemos mais dizer "cada macaco no seu galho", isto porque  não haverá mais macacos e muito menos árvores para serem usadas por nossos peludos símios.

         Que a Amazônia é patrimônio do povo e também, da humanidade é fato. Porém isso nos traz uma responsabilidade que, como povo, não sei se temos ainda. Que Deus nos ajude uma vez mais.