Chegadas e Partidas

Falar “a vida é feita de chegadas e partidas” parece mais um daqueles comuns provérbios sintetizadores da sabedoria popular. É mais que isso. Aliás, muito mais.

Viver as chegadas e partidas traduz uma experiência ímpar a cada chegada e a cada partida. Até transcrever para o papel o que se passa traz consigo uma carga de dificuldade, torna-se uma tarefa árdua. E antes que você, leitor, imagine “lá vem mais um daqueles textos sobre desilusão amorosa”, fique tranqüilo; não se trata disso.

Trata-se das chegadas e partidas ocorridas na vida. Cuida-se daqueles que ultrapassaram a barreira de meros conhecidos e se tornaram pessoas especiais, pessoas que marcaram um período, uma fase da vida e que não se sabe se no futuro haverá reencontro.

Pessoas que vêm e vão, que saem da sua terra natal e vivem uma temporada longe dos antigos amigos, da família, da namorada, da noiva, da esposa ou do correspondente no masculino. Pessoas que se afastam dos entes queridos para desbravar a própria vida, para abrir trilhas, para explorar caminhos, para se lançar pela porta do novo, do desconhecido. Pessoas que compartilham de situações semelhantes e dividem a distância do lar somando as diferenças regionais em torno de novas amizades.

E assim é a vida, vida feita de chegadas e partidas.

Curitiba/PR, 20.JAN.2006.

Danilo Andreato
Enviado por Danilo Andreato em 20/01/2006
Código do texto: T101660