PRAZER EM VIVER

PRAZER EM VIVER

ANTONI BIGCUORE

A palavra indivíduo é aquilo que não pode ser dividido. A pessoa, sociologicamente, é aquela capaz de assumir direitos e obrigações.

Toda pessoa é, antes de mais nada, um indivíduo, um universo à parte. Um mundo de necessidades e reações racionais e emocionais.

A maior indagação de todo ser humano é: quem sou?, de onde vim? e para onde vou?

Este é o grande enigma existencial! Entendo eu que, somente pela fé, podemos aquietar o nosso coração e, através da Revelação dada por Deus, nas Sagradas Escrituras, gerenciar a nossa vida terrena com um certo grau de felicidade.

Todo acervo de conhecimentos que vamos obtendo em nossa vida social, deve servir para manter a nossa auto-estima sempre em alta. Tudo o que ouvimos, que observamos, que lemos nos livros, jornais, revistas, constituem-se em verdadeiros “backgrounds”, em arquivos para construirmos a nossa felicidade.

Somos livres para que? Para amar naturalmente. Viver é escolher. Estamos diante da passagem bíblica de Moisés no Deuteronômio, capítulo 11, 18-31: “Moisés falou ao povo, dizendo: Incuti estas minhas palavras em vosso coração e em vossa alma; amarrai-as, como sinal, em vossas mãos e colocai-as como faixas sobre a testa. Eis que ponho diante de vós benção e maldição; a bênção, se obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus, que hoje nos prescrevo; a maldição, se desobedecerdes aos mandamentos do Senhor Vosso Deus e vos afastardes do caminho que hoje vos prescrevo para seguirdes outros deuses que não conhecíeis”.

Estamos diante, pois da bênção ou maldição. O que você escolhe?

A benção se constitui na palavra de Deus e esta nos leva a praticar atos bons, éticos, solidários. O pão da palavra nos anima, nos mantêm vivos para enfrentar o dia a dia com otimismo, com alegria, com animo! A bênção nos introduz no reino da felicidade!

Já a maldição nos leva para o pior dos mundos! Só desgraças, depressão, angÚstia, dificuldades financeiras etc. enfim, nos leva para a morte prematura.

A escolha é individual!.

Para termos o prazer de viver, é imperativo termos paz de espírito e, paz de espírito, só se consegue quando o nosso coração e nossa mente estão em SINTONIA com as coisas do Reino de Deus.

O prazer em viver se resume num estilo de vida saudável. Buscando constantemente mantar-se no equilíbrio, a que chamo de, equilíbrio homeostático da personalidade, ou seja, fazendo uso das três inteligências que Deus dotou o ser humano: a inteligência racional, a emocional e a espiritual. As três inteligências harmonizadas conduzem a pessoa à felicidade, ao equilíbrio de sua personalidade.

Ressalto que a inteligência espiritual deve ter uma certa primazia diante das outras, pois ela fornece à pessoa que a desenvolve, as condições de sabedoria para gerir seus pensamentos, suas emoções e seus sentimentos, dentro de uma ótica socialmente correta.

Quando temos a força da espiritualidade a nosso lado, encontramos, sem dúvida, a força do prazer em viver!

====================================================

Antoni BigCuore. Autor é cantor, compositor e Escritor em S.P.,sp. Leia seu Livro, A Saúde da Alma e do Corpo. 02.06.2008, 2a.feira, às 11,36 hrs.)

====================================================