Não consigo nem ao menos matricular minha filha na escola!

Ana Joaquina tinha 45 anos e aos 10 começou a trabalhar para sustentar sua mãe doente e seus quatro irmãos mais novos. Por isso, ninca havia frequentado uma escola e muito menos sabia ler ou escrever.

Um dia ela foi levar sua filh Sara para se maricular na escola, porém, para conseguir uma vaga, dona Ana teria que preencher alguns papéis. Ao falar que não sabia ler e muito menos escrever, Ana Joaquina e sua filha foram humilhadas em frente a atendendente da secretaria da escola em frente a todas as outras mães presentes. Ela alegou que não teriam vaga para a menina, pois já que sua mãe era burra e não sabia ler nem escrever ela seria do mesmo jeito.

Ana saiu de lá com os olhos cheios de lágrimas e tão humilhada que não conseguiu enfrentar sua filha e lhe dizer que se ela não podia estudar era por sua culpa que não sabia nem preencher uns papéis de matrícula escolar.

Culpa esta que não era sua e nem de sua família, é uma culpa da sociedade que impõe que crianças larguem a escola para trabalhar e conseguir sustentar uma família, com irmãos mais novos e pais doentes ou mortos. Culpa esta que faz crianças trabalharem no sinal, ou nas ruas para alimentar a família.

Não!!!!! Esta culpa não é de Ana Joaquina e nem das outras mães e pais que existem no nosso Brasil, que são humilhados todos os dias por não saberem ler nem escrever. Pelo contrário, são mulheres e homens corajosos que deixaram de estudar para garantirem a vida da família, pois, se, eles não fizessem ninguém mais faria por eles.