MAIS CORRUPÇÃO, MAIS CORRUPTOS
MAIS CORRUPÇÃO, MAIS CORRUPTOS
A corrupção é uma chaga, um câncer, um mal sem remédio que causa atrasos e preocupações para o País. Será que o brasileiro já absorveu esse processo pernicioso que assola o Brasil de ponta-a-ponta? A corrupção tem efeito de uma mina de guerra, quanto menos se espera, ela explode. A Polícia Federal vem fazendo um trabalho de investigação bem feito, mas muitos setores ainda precisam ser investigados, visto haver falcatruas soltas no ar.
Garotinho ex-governador do estado do Rio de Janeiro, e ex-candidato à presidência da República, é denunciado por formação de quadrilha. Como ‘garotinho’ age assim, imaginem quando crescer! A corrupção policial tem sempre um viés, um direcionamento, onde pessoas da alta e com boas condições financeiras, conseguem através de o suborno conseguir tão almejado plano do mal, e que é bem arquitetado. Operação da Polícia Federal prendeu ontem o deputado estadual do Rio de Janeiro Álvaro Lins (PMDB) e denunciou o ex-governador Anthony Garotinho (PMDB).
Diante de tantas corrupções e CPIS (Comissões Parlamentares de Inquérito), vamos acreditar em quem? A ambição, o egoísmo, o poder material do vil metal causam obsessões ao ser humano. Garotinho que se diz evangélico (protestante) foi cair nessa esparrela. É duro, mas é verdade pelo que anunciam os investigadores do caso. O deputado estadual e ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Álvaro Lins, o ex-sogro e a ex-mulher do parlamentar estão entre os presos durante a operação Segurança Pública S/A.
É a corrupção familiar que começa a imantar adeptos. Sete agentes e um delegado da PF chegaram a cumprir mandados de busca e apreensão, no fim da manhã do dia 29/05/2008, na casa do ex-governador, em Laranjeiras, zona sul do Rio. Garotinho juntamente com policiais corruptos, protegia os contraventores Rogério Andrade e Fernando Ignácio na guerra pelo controle de caça-níqueis no estado do Rio de Janeiro. Até delegacias estratégicas foram usadas, a de Proteção ao Meio Ambiente, para as ousadas ações.
Bens eram adquiridos em nome de familiares e conhecidos. Os do deputado foram seqüestrados e os do ex-governador? Como tudo no Brasil vira pizza o abacaxi vai terminar sobrando para o deputado e sua gente. Alegam que o deputado não podia ser preso por possuir imunidade parlamentar, mas nesse caso pode! O vereador de Barra Mansa (Rj) Francis Bullos; a ex-mulher dele, Luciana Gouveia dos santos; Marcílio Freitas e os policiais civis: Alcides campos Sodré Ferreira, Fábio Menezes de Leão, Jorge Luiz Fernandes e Mário Franklin Leite Mustrange de Carvalho são participes.
O ex-chefe da Polícia Civil, Ricardo Hallack, e os também policiais civis Hélio Machado da Conceição e Luiz Carlos dos santos envolvidos no caso estão foragidos. Se a Polícia Federal chegou a desarticular esse esquema bem estruturado poderá extinguir o jogo do bicho que é contravenção, e se fizer um estudo mais apurado chegará aos chefões do tráfico, visto que os traficantes das favelas são apenas laranjas.
É só fazer um levantamento dos enriquecimentos rápidos e ilícitos, bem como descobrir quem patrocina o carnaval no Rio e São Paulo. Com boa vontade e apoio governamental o País poderá voltar a respirar mais tranqüilo. Vamos acabar também com a impunidade e a imunidade parlamentar, visto que não existe a função de político como funcionário. E o pior de tudo é que eles têm as mesmas vantagens dos funcionários, mais mordomias, e outras querelas e ainda aparecem demagogos apelidando os barnabés estaduais de marajás. Lugar de corrupto é na cadeia.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-A AOUVIR E ALOMERCE