Soldado Onofre

ONOFRE DA SILVA

Há muitos anos, quando servia ao Exército, um colega soldado, chamado Onofre da Silva, era a simplicidade e humildade em pessoa.

Sempre com um sorriso largo, quase não falava. Haviam em nossa companhia, exatamente 100 homens. Que por tal quantidade não se conheciam nos primeiros dias. Mas logo, logo, Onofre foi se "destacando". Não conseguia entender nenhuma instrução, um simples "direita-volver" não era entendido e esperava os outros e imitava. Virou alvo de chacota de seus superiores, dos colegas, não.

Outros de outras cias., eram convidados para assistir ao "show":- Onofre, direita-volver! Embora relutante virava para o lado correto e ouvia: - Não Onofre, para a direita! Sempre sorrindo virava para o lado errado. "Que engraçado". Onofre tinha deficiência de entendimento, o que se rotula popularmente de "Retardamento Mental".

Como não conseguia entender nenhuma instrução militar, logo de manhã ouvia: Onofre, "fora de forma". Essa, de imediato, entendia de tanto ouví-la. E lá ía ele, feliz da vida, para a granja fazer a única coisa que aprendeu na vida, cuidar de porcos e galinhas. Nunca freqüentou qualquer escola e não sei como descobriu, ou foi descoberto, pelo Exército. No dia de sua baixa (a última, por sua "utilidade").

Não me sai da memória, Onofre de peito estufado, queixo levantado, deveria pensar orgulhoso, mas tenho certeza que nem disso se dava conta. Penso e falo por ele:

" Sou Onofre da Silva, cidadão brasileiro, RESERVISTA DE 1ª CATEGORIA, do Exército de meu País".

Nunca mais tive notícia de Onofre, mas minha admiração permanece.

Se algum dia foi convocado para uma missão militar qualquer, com certeza, não deu um tiro sequer. Mas batatas foram descascadas e limpezas foram feitas. Tarefas tão dignas, ou mais, que as dos soldados comuns..

ÉS UM BRAVO, ONOFRE!

mejt
Enviado por mejt em 29/05/2008
Reeditado em 07/11/2012
Código do texto: T1010595
Classificação de conteúdo: seguro