O que era essa família....

Ontem, fui a casa de uma tia, a tia Clea, que amo de paixão, era aniversario de um primo, o lindissimo Breno. Bom, ao chegar por lá, achei tudo muito normal, a casa aberta como de costume, as pessoas à mesa conversando, algumas latas de cerveja, um pequeno bolo e o sempre delicioso vatapá a me esperar. Me servi, servi ao meu pai, e ficamos ali, comendo, bebericando coca light, e ouvindo as muitas histórias da vida real de minha tia Socorro (tb recantista). Papo vai, papo vem, e eu no aguardo dos convidados, aqueles amigos de costume que eu nunca sei o nome, mas que sempre aparecem. O tempo passou, apareceu um outro primo, o Rafael, com a esposa, a Vanessa, um amigo deles que já chegou se apresentando, mas que não lembro o nome, confesso ter uma certa dificuldade com nomes, mas como não sou lista telefônica, isso não me abala.

Ora, pra que estou a descrever essa cena? Afinal, vocês não me conhecem, nem à minha familia. Mas o fato é que cada vez mais estranho as "festas" promovidas por nós. Já foi o tempo em que todos sentavam à mesa pelo simples prazer de estar junto, de beber grades de cerveja, de comer toneladas de carne sangrando e por fim, de falar mal da vida alheia. Hoje me parece tudo tão light, tão contido, tão sóbrio, que as vezes chego a sentir-me à vontade, coisa não muito comum, quando se trata de minha familia.

Há quem lamente que as coisas estejam tomando outro rumo, que as pessoas estejam já cansadas, envelhecendo, que as festas já não sejam as mesmas...Mas eu gosto de tudo assim, tranquilo, sem baderna, sem muita zuada, sem a música alta, sem a bebedeira, a gritaria, enfim, sem muitas coisas que confesso que me incomodavam. Não sou introvertida, nem bicho do mato, mas o meu limite pra certas coisas é pequeno, e muito me incomoda o fato de sentarem pra beber, comer e falar mal de quem porventura tenha faltado a festa. Eu falo mal sim, alias, quem não fala? Mas o mal habito de sentar só com esse intuito, não combina comigo.

As pessoas mudam, os hábitos mudam e eu com um sorriso contido e o coração em júbilo, digo só pra mim:

O que era essa familia...