..... TÁ NO BAÚ !

Minha vizinha, a enfermeira, (E que enfermeira. 42, uns 60 kg, 1,70 de altura, cabêlos na "chapinha", adora práia, trabalha no Hospital da Cidade que fica aqui perto, ela vaí andando, diz que é prá manter a forma, belas formas). Chamou-me para ajudar na mudança. Fiquei triste. A "querida vizinha" vaí se mudar da Marquês. Acertei de ajuda-lá. Quis logo saber prá onde iria. Disse-me que com o dinheiro que estava poupando, já podia comprar uma casa menor na rua de trás. Comprou, reformou, e agora iria mudar-se. Fuí ajuda-lá.

Pouca coisa, rápidinho, colocamos tudo no caminhão. (Ela está separada há algum tempo. Tem um cara que a visíta de vêz em quando. Como ele chega vestido parecendo um pai de santo, deve ser médico ou enfermeiro. Colega de trabalho, segundo ela). A peça de mádeira, ela resolveu não levar. Disse que ía comprar algo novo. (Uma peça bonita. Com vidros nas portas). Pedir-lhe então. Disse que iria transforma-lá em um baú. (Eu tenho alguns bregeço meio espalhados. Iria colocalos todos no mesmo canto). Fiz a mudança. Retornei. Carreguei a peça prá casa. Lixei. Pintei. Ficou um baú massa.

Juntei os bregeços. Encontrei coisas de muito tempo. Meu primeiro texto para teatro, "A morte em minha casa", uma comédia deliciosa. Fotos do tempo de solteiro, eu estava bem mais magro. De quando me casei, pela primeira, segunda e terceira vêz. Todas as ex estavam lá. Cartazes dos movimentos sociais que participo já há algum tempo, Movimento Negro, Partido Político, etc. Alguns livros que resolvi guardar para a biblíoteca comunitária. O baú ficou cheio.

Eu não sou de me apegar muito a coisas materiais. Más reconheço que, há algumas coisas que mereçem serem guardadas com mais carinho que outras. Fotos, rabiscos, bilhetes, cartas, pequenos desenhos. Tudo isso nos transportam para um passado que sentimos prazer em visítar.

Eu gosto de lembrar do passado. Não com melancolia. (Não quero ser muzeu). Mais com a certeza de que quando estive por lá, muita coisa boa marcou prá sempre minha vida. E com certeza vos digo. Esse baú tem história, muitas histórias prá contar.