ONDE ESTÁ O MUNDO?

ONDE ESTÁ O MUNDO?

DONATO RAMOS

do livro FOLHAS SOLTAS

Onde está o mundo?

Onde está aquele mundo maravilhoso ou aquele mundo mau das vastidões sem fim?

O éter sem limites o contém.

Onde está aquele repositório de tudo o que nos acontece e surpreende diariamente?

O éter sem limites o contém.

O mundo está onde se encontram a maldade, o carinho, a bondade, enfim, toda aquela gama de diferentes emoções que caracterizam as passagens da existência de todos nós.

“Eu pensei em você, vida malvada

em seus males que turba alucinada

num horrendo martírio

a correr, a correr em desatino,

em tumulto e delírio...”.

Feriu, domingo,

A dignidade de um menino.

Era uma criança que brincava na calçada da rua Silva, em Itajaí.

“O anel que tu me deste...” não será mais cantado. A amargura o reveste na emoção reminiscente de uma tarde de domingo. E nós ainda ouvimos o estranho rumor, a princípio vago, depois mais nítido, de um menino que não cantava “o anel que tu deste...” mas que chorava a dor de um semi-estrangulamento.

Onde está o mundo de um menino? Onde está?

O seu mundo, infelizmente, será o medo dos seus semelhantes, o medo de sair sozinho, o medo de tudo de todos.

O mundo será o nosso medo pelos nossos filhos, dos quais não nos poderemos descuidar um minuto sequer, porque nesse mesmo mundo de alegria ainda existem os maus, os perversos, os asquerosos, o irracionais vestidos de gente, o instinto bestial de muitos João Avelino Gonçalves, o tarado que toldou de sombras o mundo de um menino.

O seu mundo onde está?

Seu mundo será as quatro paredes de uma cela, as bordoadas que deveriam vir. Mas você nem isso merece, João. Você merece aquilo que lhe queriam dar em frente ao Bar Ponto Chic, naquela tarde de domingo em Itajaí, onde você foi preso por populares. Mas, felizmente prá você, ainda temos a Lei, quando para casos como este, deveríamos aplicar, simplesmente, a Pena Talião.

DONATO RAMOS
Enviado por DONATO RAMOS em 29/05/2008
Código do texto: T1009962