Arte, não. Assassinato.
Queridos colegas de Recanto, gostaria de pedir desculpas por mais uma vez estar escrevendo sobre os maus tratos aos animais, mas como protetora voluntária eu não posso ser omissa a certas coisas que têm repercussão internacional e que geram extrema revolta nas pessoas que possuem um mínimo de sensibilidade.
Em agosto de 2007 durante exposição de arte em Manágua, Nicarágua, um ser que se denomina artista amarrou um cão de rua a uma cordinha e o deixou ali morrendo de inanição. Essa era a obra de arte que ele estava expondo no evento. Ironicamente, o cão acabou morrendo de fome em plena exposição quando o título da amostra estava escrito numa parede através de uma colagem feita à base de ração para cães.
Segundo o jornal “La prensa”, o “artista” Guillermo Vargas Habacuc, declarou ao jornal Nación da Costa Rica que se reserva o direito de não dizer se acha justificável a morte do animal. "O que me importa é a hipocrisia das pessoas. Um animal assim vira o centro das atenções quando está em um local onde as pessoas querem ver arte, mas ninguém ligaria se ele estivesse passando fome nas ruas," afirmou. Ele ainda disse que sua intenção era homenagear Natividad Canda, um nicaragüense morto por cães rottweiller.
Ninguém ligaria se o cão estivesse passando fome nas ruas? Pelo menos os protetores voluntários que estão em atividade no mundo inteiro ligariam! E eu já comentei aqui sobre os resultados da morte da cadela Preta em Pelotas. Os culpados foram julgados e condenados graças à ação dos protetores. E não estavam em uma exposição, estavam na rua. E quanto ao homem morto por rottweillers, não se pode generalizar. Quando uma pessoa mata alguém, todas as outras são taxadas de assassinas?
Os defensores dos animais lançaram uma petição on line para que o “artista” seja banido da Bienal Centroamericana Honduras 2008. A manifestação tem se espalhado pelo mundo inteiro e a cada dia mais pessoas estão se mobilizando. Portanto, eu gostaria de pedir a vocês que, se estiverem de acordo com os protetores, assinem a petição para que essa “arte” não se repita. Obrigadinha!
http://www.petitiononline.com/13031953/petition.html