QUEREMOS PAZ E AÇÕES BÁSICAS
QUEREMOS PAZ E AÇÕES BÁSICAS
Quantas vezes procuramos o caminho da paz para a nossa alma e ficamos aturdidos, diante de um cipoal de problemas dos quais não encontramos saídas, desanimando, sofrendo e sendo corroídos pela amargura e intolerância dos que controlam os destinos desse sofrido País. Às boas iniciativas enfrentam enormes dificuldades, mas contam felizmente como o apoio e carinho de pessoas sérias e bondosas, dedicadas e que estão a nos prestigiarem sempre. O apoio delas é indispensável. Esse viés traz apoio, a coragem aumenta e o entusiasmo se redobra, visto que contamos com uma força especial a nosso favor. Além do mais, o cotidiano faz o seu marco com as nuanças que a vida nos proporciona. São fatos alegres e tristes que fazem a psicosfera de nossas vidas. Tremores atingem a capital do Ceará e vão continuar. Dois abalos sísmicos, com magnitude de 4,2 e 3,9 na escala Richter, causaram pânico na cidade de Sobral, epicentro do tremor, susto em Fortaleza, que também foi atingida pelo fenômeno. Os terremotos continuarão a acontecer nos próximos meses e podem vir em intensidades ainda maiores, dizem especialistas. Técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte chegam ao Estado para estudar o caso. Mais de 50 novos abalos preocupam sismólogos. Mais de 50 tremores de terra foram registrados na Zona Norte do Estado. Especialistas da UFRN estão no Ceará para estudar o caso. Mostraram-se preocupados com a intensa atividade sísmica que permanece na região. Fenômeno que eles ainda não conseguem compreender. Desde janeiro já aconteceram mais de mil abalos. Governo analisa a instalação de uma estação sismológica em Sobral.
Dor de cabeça afeta 30 mil pessoas por dia em Fortaleza. A demanda por atendimento por causa da dor de cabeça é maior do que os serviços de saúde conseguem atender. A espera pela consulta com neurologista pode durar um ano. O hospital Geral de Fortaleza (HGF) realizou o mutirão da Dor de cabeça, oferecendo atendimento a 200 pacientes. Mato Grosso gera 60% do desmatamento. Estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais que será divulgado em breve apontará o Mato grosso como o maior responsável pelo desmatamento da Amazônia. Carlos Minc recomendou que o governador Blairo Maggi, tome atitude enérgica. Avaliação do MEC (Ministério de Educação e Cultura) ressalta os bons exemplos da educação no Ceará. Quinze experiências exitosas, em escolas do interior do Ceará, foram incluídas no Banco de Experiências Inovadoras em Gestão Educacional do Ministério da Educação (MEC). A referência é o reconhecimento do Mec a projetos inovadores e de eficiência comprovada na reversão de baixos índices de aprendizado. Juizado abriu 1.400 inquéritos em quatro meses. A maior parte dos casos que chegam ao Juizado de Violência Doméstica tem relação com o consumo de drogas. Atriz brasileira é vencedora em Cannes. Sandra Corveloni levou o prêmio de melhor atriz pelo filme “Linha de Passe”, dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas.
ONGS-Organizações não governamentais perdem com a boa imagem do Brasil. O Terceiro Setor – Recursos direcionados para projetos desenvolvidos por entidades brasileiras estariam sendo desviados para outros países, devido o cenário novo na economia nacional. Responsáveis por Ongs com atuação no Ceará queixam-se da situação. Até quanto o País agüenta a inflação? A inflação voltou a sacudir a economia brasileira. O preço dos alimentos e do petróleo está em trajetória crescente e o consumidor a frear os gastos. Esse cenário assusta o setor de serviço e do comércio, que sofre com o aumento da taxa de juros. Na contramão do medo, especialistas afirmam que o fenômeno é passageiro. O sertão do Ceará vai virar ferro? O minério de ferro descoberto na região dos Inhamuns está atraindo empresas do mundo inteiro. Geólogos brasileiros e estrangeiros e concentrando investimentos em infra-estrutura energética. A Vale, maior mineradora do País, está pesquisando o potencial da região há pelo menos quatro anos. Ceará: começa o ciclo do ferro. Jazida de minério de ferro nos Inhamuns está atraindo investimentos milionários do mundo inteiro, incluindo a Vale do Rio Doce, Maior mineradora do País. Segundo Governo, a exploração está prestes a começar e o minério ser vendido para o exterior e para a siderúrgica do Pecém. A energia elétrica para a extração foi garantida por subestação da CHESF. Quando não houver mais emprego, quando houver escola de graça para todos, quando não houver assaltos, quando houver terra para todos, quando houver assistência médica, quando houver assistência à saúde para cada cidadão, quando não houver mais fome, quando não houver mais limites de Países tudo será muito bom. Com certeza o mundo viverá melhor e a paz e as opções básicas estarão à disposição de todos e a felicidade passará integrar em peso o ciclo mundial.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ALOMERCE-DA ACI E DA AOUVIR