Focinhos Salva-Vidas
E mais uma grande notícia surge para calar a boca daqueles que consideram os cães seres inúteis e desprezíveis. Ontem visitei o site do BOL e encontrei a maravilhosa novidade. Depois descobri que na TV Record havia passado uma reportagem sobre o mesmo assunto e, então, fui buscar o vídeo no site da emissora.
O fato é que há quinze anos pesquisas vêm sendo desenvolvidas na Inglaterra e cães vêm sendo treinados para detectar o câncer no ser humano. Os animais mostrados na reportagem foram capazes de descobrir frascos de urina e recipientes contendo hálito humano contaminados. O material era colocado em meio a outros três materiais saudáveis e o cão deveria sentar ao lado do que estivesse contaminado para que finalizasse a ação e ganhasse a recompensa.
Houve um teste extremamente interessante e surpreendente em que um labrador amarelo detectou a doença analisando um recipiente contendo hálito coletado há cinco anos atrás. Os pesquisadores procuraram o cadastro da paciente e verificaram que ela já está morta. Se o anjinho do focinho tivesse sido usado antes, ela talvez pudesse ter sido salva.
Outro ponto alto da reportagem foi o interesse de uma cadelinha por uma mancha na perna da dona. A mulher tinha algumas outras marcas pelo corpo, mas somente aquela prendia a atenção da Peggy, que lambia a ferida desesperadamente. E quem conhece um pouquinho sobre cães sabe que a lambida deles tem propriedades curativas. A dona decidiu procurar um médico que chegou a conclusão de que, se não tivesse sido vista a tempo, a mancha evoluiria para um câncer.
O que eu não consigo entender e não posso aceitar é que muitas pessoas, mesmo sabendo que os cães servem como guia de cegos, como terapeutas em hospitais, como salva-vidas na água e como farejadores de drogas, ainda os consideram seres inferiores e inúteis. Eu espero que essa pesquisa sobre o câncer evolua e que os cães possam ser usados frequentemente aliados à ciência. O poder que eles têm no focinho, nós nem imaginamos ter, portanto o ser humano não pode se considerar superior em tudo e partir para agressão aos seres que ele vê como inferior. Pelo jeito nós dependeremos cada vez mais desses anjinhos!