FOLCLORE POLÍTICO

FOLCLORE POLÍTICO

DONATO RAMOS

do livro FOLHAS SOLTAS

TAPIRA é uma cidade paranaense que bem poderia ser chamada de São José. Talvez, até, após o acontecido nas últimas eleições, um plebiscito force de mudança de nome. Veja porquê:

Estou lendo no Diário da Justiça a relação completa dos eleitos e suplentes de 1988.

Em Tapira foram eleitos:

JOSÉ DE SOUZA, para PREFEITO.

Para vice, JOSÉ DE SOUZA.

Até aí nada demais, porque um deles é, também, Batista. No entanto, a curiosidade me leva a ler os nomes que constam como vereadores e suplentes do PTB e do PMDB:

José Belarmino, José Bozolla, José Pinto, José Frigato, José da Silva, José de Andrade e José Franco.

Pode...?

E a BICHARADA?

O jogo do bicho está liberado de uma vez por todas no Paraná. A curiosidade me leva a notar, por alto, algo mais na relação dos eleitos no Estado: a bicharada está tomando conta dos poderes Executivo e Legislativo paranaenses. Senão, vejamos:

É justificada a calma reinante em todo o Estado:

35 vereadores (ou suplentes) de nome CORDEIRO.

22 de nome CARNEIRO.

10 Bezerra.

Aqueles que poderiam até brigar tem um cada: BÚFALO, FALCÃO e GALO.

Temos, ainda:

5 LOBO, 5 LEÃO, 18 COELHO, 1 LEITÃO, apenas 1 TICO-TICO.

Mas existem aqueles que exageram no grupo seco:

Em Peabiru tem um LEÃO COELHO.

Em Guaratuba, um CORDEIRO CARNEIRO.

Em Xambrê, 1 CORDEIRO MANSO.

Na seqüência da leitura vamos encontrando coisas curiosas:

PINTO tem às pamparras! Mas, nota-se, a maioria dos PINTO está na suplência, porque nem todos (e isto é biológico!) chegam na frente.

Nomes próprios impróprios e nomes impróprios próprios, também existem. Ou seja, aqueles que, por força do nome deveriam ser, mas não são. E vice-versa.

Não é que tem um cara muito bacana em Nova América da Colina cujo nome é CARETA?

Um SAPATEIRO, vereador em Marilena, que não sabe botar uma meia-sola?

Em Arapoti o prefeito HOMEAR NEGRÃO não é nem escurinho!

Na cidade de Cascavel, não foi eleito prefeito – para não aumentar a relação – o Jacy SCANAGATTA.

Luiz SALA, em Altônia, ficou na cozinha: é suplente e, na mesma cidade, o Anastácio HÉRCULES não mostrou a sua força ficando na suplência. Talvez, pelo seu terceiro nome: MELISSINHA.

O candidato eleito de Balsa Nova tinha certeza de vencer: VITÓRIO SEGURO.

Em Nova Santa Rosa, novas regras serão obrigatórias na administração: foi eleito prefeito o João MODES.

Na cidade de Maringá teve um candidato eleito mesmo sem o voto da mulher: o ADORNO. A mesma coisa com o STOCORNO, do PDC.

Por falar em Adorno e Stocorno, lembro-me que tem o José GAIO, suplente de Campo Bonito que quebra qualquer “gaio” pra qualquer um.

Já o FRACASSO de Foz do Iguaçu, foi o suplente menos votado pelo PMDB.

Em Cascavel tem um vereador dos mais votados que, mesmo não sendo galo, quer ser o dono do terreiro: o FRANGÃO.

Também em Cascavel, por não ter sido reeleito, teve um que não foi aplaudido: o Álvaro PALMA.

Na cidade de Planalto o vice era o mais cotado para ser o prefeito. Insistiram, mas ele não quis, fazendo jus ao nome: MODESTO CÂMERA. Daria um excelente presidente do Legislativo.

O José Martins BARBEIRO, de Primeiro de Maio, não exerce essa profissão e o José GALERA não vai a campo de futebol.

Em Porecatu tem um vereador que detesta baile: Geraldo CARNAVAL.

No PFL de Renascença, o 2º lugar, tá mais que certo: Alberto SEGUNDO.

Enquanto isso, em Imbituva, por incrível que pareça, chegou na frente o Lourenço MOLETA.

Na mesma cidade, o primeiro suplente do PMDB é o MOLETA SOBRINHO e o 1º lugar do PTB é o Sílvio MOLETA.

Já pensaram se corressem em condições normais?

Descobri, também, que existem em Ivaiporã, um SACCO e um PEIDÃO, além do AYMORÉ ÍNDIO DO BRASIL, em Ponta Grossa e Lauro José LIGEIRO, suplente do PMDB em Cambé.

Não acredita? Então, confira se pensa que estou mentindo!

DONATO RAMOS
Enviado por DONATO RAMOS em 27/05/2008
Código do texto: T1007006