QUE CONCURSO DIFÍCIL!

QUE CONCURSO DIFÍCIL!

DONATO RAMOS

do livro FOLHAS SOLTAS

Leio no jornal sobre o concurso a nível nacional, lançado pelo governador Álvaro Dias e o Secretário da Cultura René Dotti, sobre textos de teatro, Prêmio Maurício Távora.

Despertou-me o interesse porque o concurso é uma homenagem a um dos maiores nomes do teatro que o Paraná já conheceu, ao lado de Ary Fontoura, com os quais trabalhei nos idos de 57 em Curitiba.

Dizia o anúncio para entrar em contato com a Secretaria da Cultura.

Ligo para a Secretaria Municipal da Cultura em Cascavel:

- Aqui é o Donato... É sobre o concurso de textos para o teatro. Gostaria de saber se as Secretarias de Cultura, a nível municipal, têm alguma ligação com a Secretaria de Estado da Cultura...

- Não, senhor! Cada Secretaria é uma Secretaria. O nosso secretário só lida com as coisas que dizem respeito a Cascavel. O senhor tem que falar com Curitiba.

Lá vou eu: 232-0644.

- Boa tarde... Aqui é Donato Ramos, de Cascavel. Preciso saber sobre o Regulamento do concurso de textos, Prêmio Maurício Távora...

- O Maurício não está, mas o senhor tem que telefonar para 225-7117 e falar com o Jair.

Ainda bem que o Maurício não estava...! Gostava muito dele, mas agora é bom que fique por lá mesmo onde estiver.

- Alô... É 225-7117...? Aqui é Donato Ramos, de Cascavel. Estou solicitando informações sobre... (etc).

Era a Secretária, que passou pra outra, que pó sua vez passou para outra. E eu, ali, firme!

- Alô...? É o Jair...?

- Sim, é o Jair.

- Jair... É sobre o concurso...

- Não é comigo. É com o Paulo Mota. Um momento que eu vou tentar passar ora ele. Mas se eu não conseguir, você liga de novo e pede o Ramal 73.

...

- Quem, por favor...?

- Secretária do Paulo.

- Por favor, preciso falar com ele sobre o prêmio do falecido Maurício Távora...

- Quem que morreu...?

- Ninguém, filha. Deixa-me falar com o Paulo.

...

- Paulo, aqui é o Donato Ramos, de Cascavel. Preciso saber sobre o concurso de textos para teatro que vocês lançaram...

- Deixe o endereço que vou pedir pra mandar o regulamento pra você. Vou passar para a minha secretária.

...

- Alô... Secretaria da Cultura...

- Desculpe, foi engano. Estou tentando o Bar do Jair, também conhecido por Peteleco... Desculpe-me, sim?

- Não há de quê. Disponha da Secretaria da Cultura!

Estou doido pra telefonar de novo! Masoquismo é comigo mesmo!

DONATO RAMOS
Enviado por DONATO RAMOS em 27/05/2008
Código do texto: T1007000