O Resultado da Prova

O Resultado da Prova

(Dos mesmos produtores de “O Preço das Coisas”)

- Sei...quanto tempo faz, que isso aconteceu?

- 19, faz tempo... deixe ver, 20, 20 anos...É isso!

- Vinte anos. Então você acha que Deus já não te perdoou? Acorda, meu! Deus te perdoou há 20 anos, no minuto em que aconteceu. Ou você acha que Deus estaria até agora ruminando sobre o assunto?

Ninguém emitia um trinado sequer.

- Vamos lá, pessoal, o relógio tá correndo e nossa estada hoje por aqui vai ser curta. Próximo. Você moça, não, a de blusa amarela.

Oi. Oi, oi. Concordo, foi ótimo. Não há de que. Hum...hã,hã. Sua filha, ah, sua sobrinha, fugiu de casa há 10 dias, morava com a mãe...Que idade ela tem? …, 15 anos é complicado. Tentou o colégio? E o que é que eles disseram? Que ela é desmotivada...Bom isso não é uma resposta, é apenas uma outra maneira de descrever o problema...Hospitais, delegacias, necrotérios, nada. Namorado? Namorada? Amigos? A resposta está em casa, moça. Hummmm, acredito que sua irmã é uma ótima mãe e uma trabalhadora, assim como acredito que cometer erros, no intento de realizar uma esperança, podem ser encarados sob um novo prisma. Fale com a sua irmã de novo.

- Atenção, quem aqui já ouviu falar em Exupéry? Opa, ouvi o que você disse, rapaz. Não tem nada a ver. E vou te de dizer porque: erudição só não vale à pena se for pra engrandecer o ego. Mas aqui o papo é outro. O que você rotulou como erudição eu chamo de ferramenta, porque palavras são pensamentos, quanto mais você conhece as palavras, melhor você conhece os seus pensamentos. Mesmo que as palavras não sejam suas. Sacou? Então, galera, tô vendo 6 braços levantados. Gente, isso aqui não é vestibular, é que se todos os braços estivessem levantados o trampolim seria outro. Bom, Exupéry disse o seguinte: tu és eternamente responsável por aquele ou aquela que cativas. E isso só foi dito pra cortar caminho, porque tem muita pergunta que encontrará seu rumo com essa ilustração. Próximo. Ah, da outra vez você reclamou que não te deram chance pra falar. Obrigado. Melhor agora. Sei, hum, hum, seu marido fez isso? Bom, o que está feito está feito, não é? Gostaria de te dar um abraço... gente, quem está aí do lado dela, dá um abraço nela...Isso aí, afeto, galera, afeto, pessoas precisam de pessoas. A título de consolo, vou te dizer uma coisa: a única diferença que existe entre um gênio e um imbecil, é que o gênio tem limites. Seu marido pertence à segunda categoria e você merece felicidade. Felicidade é o mínimo, ponham na cabeça, não aceitem nada menos do que isso. E a vida é agora, a vida é já. Tá tudo muito rápido. A última vez que a gente se encontrou foi no começo de março, dá pra acreditar?

- Você, está com a mão levantada faz tempo. Muito obrigado. Idem. Sou todo ouvidos. Hum, hum. Que paulada, hein? Olha, quem nos governa é uma força amantissima, então vais ter uma segunda chance, ok? E uma terceira, uma quinta, uma décima quinta, as chances são infinitas, a única virgula é o momento em que elas aparecem, porque existe um troço chamado mérito...Próximo, a bonitinha ali, de óculos escuro. Valeu, meu anjo. Ah, o Exupéry te respondeu, que bom.

- Você , que de vez em quando estica o braço, depois desiste … você mesmo, de gravata colorida. Pergunta, amigo, pode perguntar...Ficou vermelho? Olha, tem um ditado que diz: se você pergunta, você é um idiota por 5 minutos, se você não pergunta, você é um idiota a vida inteira. Ah, tá vendo, pra ti também mermão, não, aqui não é a sala de fumantes anônimos. Saindo, no fundo do corredor, à esquerda. De nada.

Galera, tempo encerrado. Os testes estão acontecendo à todo instante. A questâo é, você só vai perceber que foi uma prova, no dia seguinte. E olhe lá.

Bernard Gontier
Enviado por Bernard Gontier em 26/05/2008
Reeditado em 16/10/2013
Código do texto: T1006236
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.