TADINHA DA PRIMEIRA DAMA!

TADINHA DA PRIMEIRA DAMA!

DONATO RAMOS

do livro FOLHAS SOLTAS

Tadinha da primeira dama da Nação! Dona Maria Letícia, claro, não estava preparada para tanto.

Parece a velhinha de Taubaté, acreditando em tudo quanto lhe mostram ou falam.

Pensou que a sua palavra, como mulher do presidente, pesasse um pouquinho na compreensão judiciária.

Pois sim!

Disse ela, num dia em que não tinha nada mais pra falar, que não abria mão de ter o Lula com ela e a família nos domingos e feriados. Isto, lógico, quando ele está no Brasil, o que é difícil de acontecer.

Mas ela, a mulher do presidente, resumiu com perfeição o sentimento de quem trabalha no comércio: Domingo é dia de estar com a família, de descansar, de recompor o desgaste físico e mental da semana. É dia de lazer, diversão, de cultura.

Dona Maria Letícia vai ficar na história – como tantas outras - sendo mais uma mulher enganada pelo marido e pelo Tribunal Superior do Trabalho.

Já acabaram com todas as nossas pretensões. Não tem mais para quem apelar. Só se começasse tudo de novo. Mas pra isso, deveria haver uma revolução. (Não daquelas que vimos tempos atrás).

No domingo não falemos mais. Vamos pensar agora, nas nossas madrugadas.

Vão acabar com tudo o que conquistamos com sangue, suor e lágrimas no decorrer de décadas.

Mas amigos, a vida não é uma estada de setas indicativas. É, simplesmente, feita de círculos, elipses, que se encontram de tempos em tempos e se interagem.

Dentro de alguns anos vai aparecer um candidato à Presidência da República, com uma plataforma aplaudidíssima pelos trabalhadores, dentro do que restar do sindicalismo brasileiro.

Nessa plataforma aplaudidíssima vai constar, com certeza:

A criação do 13º salário – O descanso semanal remunerado – A unicidade Sindical – A inclusão do artigo 8º na Constituição (o que restar dela) – Salário Família – Criar a Justiça do Trabalho – Permitir a criação das Comissões de Conciliação e Arbitragem – etc.

Esses sindicalistas, de um futuro não muito distante, vão analisar a plataforma desse candidato e achar muito boa.

A Federação dos Empregados no Comércio vai convocar todos os três Sindicatos que sobraram, talvez até alugando um complexo de lazer numa praia qualquer (no Paraná deverá ser em Guaratuba) para analisar o candidato, juntar algum dinheirinho que sobrou como resultado de alguma Convenção Coletiva de Trabalho firmada porque as Centrais consentiram que se fizesse e, assim, subsidiar a campanha do candidato.

E, igualmente como a primeira dama, vão ser enganados de novo!

DONATO RAMOS
Enviado por DONATO RAMOS em 24/05/2008
Código do texto: T1003008