Educar : ainda vale a pena?

Todo mundo sabe que ter educação é bom e todos gostam. Mesmo que esse acesso ainda hoje é para uma minoria.

Entretanto , educar é muito mais que uma boa escola , bons conteúdos , professores bem preparados ou até material didático disponível e adequado para cada faixa etária.

É ensinar boas atitudes , boas maneiras , ou uma etiqueta básica de como conviver em sociedade. Porque , ao que vemos atualmente , isso está se perdendo , como as relações familiares estão perdendo a base. E muitos perguntam-se " o que é família?" , " quem é minha família?". Esse papel , é em grande parte , da família , que está ficando perdida em meio a tanto "bombardeio" da mídia (tv, internet, celular com foto , Ipod e etc) . Está jogando a função de educar para a escola , para a tv ou outro meio de comunicação de massa.

Então , o que vemos quase todos os dias nos noticiários em geral , são imagens divulgadas de adolescentes e jovens brigando por qualquer motivo , seja na saída da escola ou marcando encontro pela web para brigarem em alguma praça do país. Parece que o "ter" e o " conseguir" sobrepõem-se ao "ser". E ninguém , ao que se vê , tem uma solução rápida para conter tudo isso . Nem mesmo os pais e , pior, esses nossos jovens , que estão se mostrando perdidos , sem apoio , sem um ombro amigo para aconselhar , mostrar o certo e o errado.

Contudo , o povo brasileiro , segundo pesquisas , é um povo extremamente otimista e que prima pela instituição familiar . Não irá deixar que os valores básicos , como educar para a vida , boas maneiras , por exemplo , sejam trocadas por uma simples " dança do créu " . Porque educar ainda vale a pena , sim ! Mesmo que poucos ainda segurem a bandeira juntos!

Barbra Cerutti
Enviado por Barbra Cerutti em 23/05/2008
Código do texto: T1001925
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.