OS GIGANTES NOSSOS DE CADA DIA

OS GIGANTES NOSSOS DE CADA DIA

Jorge Linhaça

Havia um pastor chamado David, que servia a um rei chamado Saul, tocando lira e cantando salmos.

Rapaz franzino, ainda não formado homem, de bela aparência.

Um dia, às portas da cidade, o exército dos filisteus lançou um desafio ao povo de Israel:

Vencer em batalha a um guerreiro gigantesco chamado Golias.

Golias era enorme, forte e , dentro de sua armadura inspirava terror a quem o visse.

Tamanho era o seu porte e tão arrogante a sua atitude , que nenhum guerreiro israelita ousava desafiá-lo em um campo de batalha.

Contra todas as expectativas, David afereceu-se para enfrentar ao gigante filisteu.

Consideraram-no louco, decerto, Davi não tinha nenhuma experiência militar, não era soldado,jamais havia vestido uma armadura...mas, enfim...talvez por falta de opção consentiram na missão suicida do rapaz.

Levaram Davi para uma tenda e o paramentaram com a armadura de guerra, com as armas utilizadas pelo exército Israelita.

Ah..Davi mal conseguia mover-se sob o peso de tanta tralha, bem que tentou...mas acabou desistindo...

Não amigos, não desistiu de enfrentar ao gigante, desistiu foi de usar aquela armadura pesada e desajeitada.

Para espanto de alguns e para delírio total dos que o julgavam um louco, resolveu sair a campo para enfrentar o gigante munido apenas de uma funda...( mas, afinal, que coisa é essa de "funda"?) , uma rústica arma usada pelos pastores para espantar os lobos que ameaçavam o rebanho, que consistia basicamente de uma tira de couro larga, onde se alojavam pedras para o arremesso e outras tiras de couro mais estreitas, as quais se seguravam nos dedos a fim de descrever movimentos giratórios para dar o impulso e força necessários para arremessar a pedra à distância. Quando se achava que a força, a mira e o impulso estavam corretos, soltava-se um dos lados das tiras de couro e lá ia a pedra seguir o seu caminho certeiro.

Quando Davi saiu da cidade para enfrentar o gigante no arraial filisteu, estes explodiram em gargalhadas sonoras e intermináveis.

A figura do garoto não metia medo a ninguém...Davi caminhou em direção ao gigante e, antes de enfrentá-lo apanhou algumas pedras redondas pelo caminho. Golias gargalhou e irado perguntou: - Acaso sou eu algum cão para que venham guerrear comigo com pedras??

Davi tomou sua posição no campo de batalha. O gigante com sua enorme lança e espada partiu ao encontro de Davi. Davi permanecia imóvel em seu lugar, a funda já com a pedra escolhida girava em sua mão...O gigante enfurecido a cada passo fazia tremer a terra...e foi ai que aconteceu...Davi soltou uma das tiras da funda...a pedra voou pelo espaço com velocidade e força...o tempo parecia parar...para Davi e os Israelitas a pedra seguia seu curso como em câmera lenta...

Tum...uma pausa...TUUUUMMM....a terra estremeceu...

Silêncio total por alguns segundos...

Davi corre de encontro ao corpo do gigante estendido no chão...(o primeiro tum foi o som da pedra a esfacelar a têmpora do gigante...o segundo, o barulho do seu corpo a cair qual uma árvore, abatido, ao chão).

Davi apanha a espada do gigante e decepa-lhe a cabeça....erguendo-a pelos cabelos diante do aterrorizado exército filisteu que debanda desordenado.Os Israelitas dentro dos muros da cidade comemoram...

A cada dia necessitamos travar uma batalha incessante contra os nossos gigantes.

Nem sempre nossos gigantes são homens enormes que nos desafiam a lutar pela vida.

Na verdade nossos gigantes, na maior parte das vezes, moram dentro de nós mesmos.

São nossos medos, nossos receios, nossas dificuldades, nossa inexperiência e etc.

A vida nos apresenta sempre desafios, como se a sombra do gigantesco Golias nos assombra-se até aos dias de hoje.

Como enfrentar o desafio de um processo de seleção em uma empresa ou de um vestibular concorrido?

Como encarar o amor sentido por aquela mulher linda, desejada e cortejada por tantos homens mais escolados na arte da conquista?

Como conquistar aquele homem "maravilhoso" que vive rodeado de belas mulheres?

Como enfrentar o gigante das drogas, que caminha, desafiador, no meio da sociedade?

Como encarar os aparentemente poderosos e sair vencedor desse pleito?

Podemos nos sentir como os aterrorizados israelitas, tremendo à sombra de nosso gigantes, ou agir como Davi, estar dispostos a enfrentá-los.

Ah, Linhaça, mas falar é muito fácil...queria ver era você no meu lugar...estarão pensando alguns..

Verdade, falar é sempre mais fácil do que fazer, mas eu não poderia enfrentar os seus gigantes, assim como você por certo não poderia encarar os meus...cada qual tem os seus próprios desafios e objetivos de vida.

O que fez a diferença, no caso de Davi, foi a atitude com que foi enfrentar o gigante, em nenhum momento achou que não seria vencedor, não ficou congelado e com as pernas trêmulas quando Golias partiu em sua direção.

A fé que ele tinha nas promessas de Deus eram mais fortes do que tudo.

Podemos aqui analisar a questão da armadura, que Davi desistiu de usar antes da luta, pois só atrapalhava os seus movimentos.

Ora, cada um de nós tem suas próprias armaduras, criamos cascos como os das tartarugas para escondermo-nos de nosso medos e desejos.E por conta desses cascos/armaduras muitas vezes nos imobilizamos e sentimo-nos pesados demais para lutar as batalhas que se nos apresentam ao longo da vida.

Quando nos esforçamos para aparentar aquilo que não somos, carregamos o peso de armaduras e armas que não nos pertencem, caminhamos como se tivéssemos o corpo todo engessado e sabotamos o nosso próprio rendimento.

Todos nós temos os nossos próprios talentos e armas para enfrentar as batalhas da vida, não importa quão poderosas ou insignificantes elas pareçam a nós mesmos ou aos demais, elas são as armas que devemos aprender a usar e tirar delas o melhor proveito.

Davi arremessou a pedra certeira na fronte de Golias, usando apenas uma funda, mas ele durante toda sua juventude havia pastoreado ovelhas e utilizado aquela arma para defender o rebanho, não foi uma arma que ele estivesse empunhando pela primeira vez.

Assim são nossos talentos, se os exercitamos temos como utilizá-los na ocasião adequada, se os deixamos dormindo à espera que se desenvolvam sozinhos, jamais estaremos preparados quando chegar a ocasião.

Alguém já disse certa vez que " O Sucesso é o encontro da oportunidade com a preparação".Estejamos pois preparados.

Não há desafio que não possa ser vencido. Não há gigante que não possa ser derrotado.Mas se derrotamos a nós mesmos antes que a batalha se inicie, adiamos eternamente a nossa vitória.