Peregrino de esperança
O alvorecer de hoje, brilhou no horizonte com um ar de despedida. Me fez recordar Maria Madalena que ao visitar o túmulo do senhor bem cedo, foi surpreendida, pois a pedra havia sido removida e o senhor já não estava mais lá. E também me questionei, Francisco não está mais aqui. Justamente na páscoa do senhor, ele também faz a sua páscoa, a sua passagem, a sua libertação.
Hoje é dia de lágrimas pela partida, pela saudade, mas também de alegria pela vida que vence a morte em Cristo Jesus. Jorge Mario Bergoglio, nosso querido Papa Francisco se desdepe desse mundo e agora volta para a casa do pai.
Fica a nós o seu legado, os seus ensinamentos, seu sorriso e carisma, sua humildade e acolhimento, a sua abertura ao diálogo, a sua comunhão com o povo, a fração do pão e a nossa gratidão.
Hoje ecoa em nossas mentes a sua caminhada sozinho pela praça de São Pedro, quando vivíamos o caos da pandemia e a sensação de Jesus que abraçava cada um de nós através daquele gesto e a frase que o Papa Francisco dizia: "NÃO TENHAM MEDO", frase essa, que o próprio Jesus disse tantas vezes, Não tenhais medo! Como na tempestade acalmada, na qual Jesus cala os ventos e silencia o mar agitado. Papa Francisco hoje nos deixa, e mesmo com esse mundo caótico, na qual o mal faz barulho, as guerras estão aumentando, as polarizações, brigas políticas, as divisões e crises ambientais em muitas partes, um mundo que se contrai em dores de parto, ainda ecoa em nossas almas "NÃO TENHAIS MEDO!", essa frase que diga-se de passagem, é mencionada por Jesus 366 vezes, uma para cada dia do ano, trazendo o conforto de que não estamos sós.
Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco como mesmo dizia, "KAT HOLOS", veio para todos e na manhã desse dia 21/04/2025 os sinos do Vaticano ecoam anunciando "ADIO, HASTA LA VUElTA", um até logo a todo povo. Depois do seu calvário nos últimos meses, agora vive a experiência do silêncio que brota a vida nova, a primavera do cristão, a páscoa. O peregrino da esperança se despede no ano em que ele mesmo institu ano de esperança, pois a esperança não engana, pela fé caminhamos na feliz espera, pela qual os Justos contemplarão a face de Deus no céu, na eterna vida que ele preparou para aqueles que vivem a justiça e o amor.
Vai em Paz Papa Francisco!