Feliz dia do Silêncio.

Feliz Dia Internacional da Mulher?

Seria um dia feliz, se não fosse todos os outros dias de terror que elas estão sendo obrigadas a viver. Seria um dia de celebração, se não fosse as velas e lágrimas, nos milhares de funerais que acontecem Brasil a fora.

Como podemos admitir tantas perdas, sem levantar as vozes em gritos de socorro por elas? De onde vem tanta frieza? Quando foi que perdemos a sensibilidade e paramos de ter amor pelas nossas mães, filhas, irmãs, avós, tias e amigas?

Não consigo absorver todos os motivos que levaram todas elas a esse tribunal sem júri. Cada vez que uma delas cai, também cai junto a imagem da infância de todos nós. Lá dos dias em que éramos totalmente vulneráveis, acolhidos apenas pelo colo seguro e completamente parcial de mãe.

Elas são todas assim, seguras, acolhedoras e integralmente entregues aos amores e amados. São cuidadosas com tudo e com todos a quem se dedicam. Não tem sentido aceitar os números aos quais reduzimos as vidas, elas são maiores que todas as estatísticas impostas.

Hoje, queria muito desejar um feliz dia para cada mulher que se levantou cedo, agradeceu por ser mulher e foi mais uma vez tentar equilibrar as coisas. Mas não vejo motivos para isso, não aqui na terra dos "cabras machos" que se aproveitam da força e de um intelecto fraco para machucar, ferir e muitas vezes tirar o brilho mais intenso delas.

Elas são estrelas no céu escuro e frio das mentes doentes desses filhos de uma pátria sem justiça. Ainda sonho com um dia de céu claro, onde elas sejam o ponto de apoio e paz. Que sejam vistas e avisadas como um lugar de tranquilidade, abraço e compaixão.

Que não sejam mantidas sob a coerção, nem confundidas e levadas ao medo. Ainda dá tempo tirá-las das mãos que as machucam, trazê-las pra perto sem dor. Não estamos em guerra, elas não são inimigos que espreitam e planejam tirar nossa paz.

Não! De forma alguma, elas são na verdade, durante todo o caminho, nosso único ponto de amor. Elas são aquelas que acreditam que sempre vai ter uma saída, que nunca podemos deixar de seguir. São uma força descomunal sem desviar, são capazes de tudo para manter intocável aqueles a quem escolheram amar.

E quando uma cai, também caímos todos nós em todos os cantos dessa terra manchada de sangue e de dor. Caímos e perdemos, pouco a pouco, a capacidade de sentir o que elas sentem, ficamos alheios e limitados a uma pausa cronometrada de um luto vazio.

Não choramos, não sofremos e nem cuidamos para que seja a última queda. Apenas fingimos uma dor que fazemos questão de deixar na superfície, postada nas redes que usamos para culpa-las e normalizar mais uma perda.

Não tem como ser feliz hoje, ficamos com o silêncio,com as luzes de velas na sala e os gritos insanos de uma dor que podia ser evitada.