O PODER DAS EMOÇÕES
Helen Keller foi uma escritora e ativista social norte-americana. Foi a primeira pessoa cega e surda a entrar para uma instituição de ensino superior. Assim, formou-se em filosofia e lutou em defesa dos direitos sociais, das mulheres e das pessoas com deficiência. Mesmo antes de se formar, ela escreveu sua autobiografia e escreveu uma série de artigos. Em seus textos literários, usava a máquina de datilografia de Braille preparando os artigos e depois os copiava na máquina de datilografia comum.
Além de vários livros, Helen Keller nos deixou uma citação inspiradora: “As melhores coisas da vida não podem ser vistas nem tocadas. Elas só podem ser sentidas pelo coração”. Esta frase destaca a essência da vida e os sentimentos que ela contém, como o amor, felicidade, paz, gratidão, compaixão e conexões profundas. Elas transcendem o tangível, habitando nossos corações e alimentando nossas almas.
Helen Keller foi uma mulher incrível, que superou adversidades e nos ensinou sobre resiliência, esperança bem como a importância da emoção e intuição. Sua frase nos convida a refletir sobre o que verdadeiramente importa na vida.
Segundo a filósofa Simone de Beauvoir, "a existência precede a essência", ou seja, nossa experiência subjetiva define nossa realidade. Para Aristóteles "a felicidade é a atividade da alma", destacando a importância das emoções na realização pessoal, enquanto para Jean-Paul Sartre), "a existência é liberdade", enfatizando que nossas escolhas emocionais moldam nossa identidade.
O psicólogo, escritor e jornalista Daniel Goleman, destaca cinco componentes essenciais da inteligência emocional: autoconhecimento, regulação emocional, motivação, empatia e habilidades sociais. Enquanto o psicólogo Carl Rogers enfatiza a importância da "empatia genuína" e "aceitação incondicional" para o crescimento pessoal e relacionamentos saudáveis.
De forma geral, os estudiosos do comportamento humano defendem que para cultivar emoções positivas, é necessário observar alguns pontos como foco no presente, valorizar as coisas que temos, procurar entender o outro, conhecer-me melhor e fortalecer os relacionamentos.
É importante destacar, que as melhores coisas da vida são intangíveis, mas poderosas. Elas nos conectam, inspiram nosso crescimento pessoal e nos trazem felicidade. Cultivando emoções positivas e equilibrando razão e coração, podemos alcançar uma existência mais plena e significativa. Afinal, nossas emoções têm poder.