SÓ DESCASCANDO NÓS SOBREVIVEMOS
Quando você descasca frutas ou tubérculos um mundo saudável se abre nas suas mãos, visto que esses alimentos biodisponiveis proporcionarão ao seu organismo a festa da saúde, da vitalidade e da longevidade com qualidade de vida. Por outro lado, ao desempacotar produtos industrializados seus olhos se deparam com um pântano envenenado de conservantes, corantes, emulsificantes, açúcares em quantidade absurda e outras substâncias químicas que promoverão em seu corpo verdadeiro inferno de inflamações, obesidade, pressão alta, diabetes tipo 2, artrite, artrose, alzheimer, infarto, câncer, entre muitos outros malefícios capazes de destruir o bem estar, abreviar seu tempo de vida ou incapacita-lo para sempre numa cadeira de rodas, numa rede ou numa cama.
Tudo que vem da natureza fornece fartura de vitaminas e minerais apropriados para uma vida realmente saudável, apesar da interferência humana ter modificado diversas plantas com o intuito de aumentar a produção de frutas e frutos, diminuir pragas, colher fora da época sazonal e natural, além de objetivos financeiros, especulativos e de ganância. A boa notícia é a existência de alimentos orgânicos no mercado para o consumo das pessoas conscientes de sua importância no tocante à própria saúde e o prolongamento de um viver com energia e disposição ao longo dos anos. Claro, não podemos esquecer que esses produtos são insuficientes ante a grande demanda e caros demais para a maioria dos brasileiros.
Malgrado isso, ainda devemos levar em conta ser mais adequado e imprescindível extrair e comer tudo que vem do campo do que rasgar as embalagens onde a comida pronta e embutida em diversos substratos químicos nocivos ao ser humano passa anos nas prateleiras dos supermercados sem mofar, estragar nem deteriorar. A terra nos dá apenas o que nos faz bem, a indústria fornece o pão amassado pelas mãos monstruosas embebidas no grosso caldo inorgânico, que chega ao nosso estômago causando inúmeros males, muitos deles irreversíveis. Portanto, o máximo que pudermos vamos invariavelmente descascar ao invés de desembalar. Assim teremos realmente mente sã num corpo são.
10/12/2024