Um Planeta, Muitas Desigualdades
Às vezes me pergunto: será que estamos no planeta errado? Deus, em sua infinita sabedoria e poder, nos presenteou com um planeta que tem de tudo: água, árvores, comida, animais e, é claro, o ser humano. Um enorme planeta com pouco mais de 8 bilhões de pessoas.
A geografia da Terra é magnífica, com lugares de sobra para que todos tenham um espaço digno para morar. Então, por que tantas pessoas não têm acesso à dignidade humana que é a casa própria? A grande maioria trabalha, mas ganha tão pouco que mal consegue garantir a alimentação – algo que deveria ser básico e indiscutível. Afinal, ter comida e uma moradia não é luxo, é um direito.
O Brasil, sendo o quinto maior país do mundo em território, com mais de 215 milhões de habitantes, tem espaço suficiente para todos, e ainda sobraria. Mas o capitalismo é desumano. Ele decide quem pode ter uma casa e quem não pode. Milhões de pessoas vivem com um salário mínimo, pagam aluguel e ainda precisam fazer sobrar dinheiro para a alimentação. Se você não sente a necessidade de discutir isso, desculpe, mas você não é humano.