Triste realidade
Ontem de manhã, me deparei com esse gatinho abandonado e, como provavelmente ele seria, uma hora ou outra, atacado por alguns cachorros da rua, atropelado ou vítima de alguma maldade, não tive outra opção que não fosse levá-lo para casa.
Menos um, nas ruas.
A situação de abandono animal em alguns municípios do Rio de Janeiro é tenebrosa, e São Gonçalo é um dos campeões nesse aspecto; assim como também ocupa as primeiras posições em denúncias de maus-tratos nessa causa.
A impressão que tenho, apesar do grande esforço de ONGs, e muitas pessoas que amam animais e que se desdobram para fazer alguma diferença nesse aspecto, é que essa mazela foi normalizada, se tornando uma causa vencida para uma parte da população, que não se importa com o sofrimento de animais, e autoridades que praticamente não destinam atenção, e consequentemente recursos, para isso.
O estado do Rio de Janeiro, segundo o 'Instituto Pet Brasil', possui 3,4 milhões de animais abandonados em seus 92 municípios. Vale lembrar que essa causa é um problema nacional e que, mesmo não havendo números oficiais, a 'Organização Mundial da Saúde' estima que existam cerca de 30 milhões, entre cachorros e gatos, de animais abandonados no Brasil.
Os órgãos que mapeiam e estudam a causa do abandono animal no Brasil, citam alguns motivos para a situação em nosso país ter chegado nesse ponto: problemas comportamentais dos animais, falta de espaço nas moradias, estilo de vida dos proprietários, falta de informação sobre as responsabilidades e custos gerados pela guarda de animais.
Eu, que já andei, e ando, em lugares bem periféricos, digo que a crueldade que está entranhada em muitos e a falta de, nem sei exatamente como classificar, conhecer os animais, pois, já conheci pessoas que não acreditam que cães e gatos possuem muitos sentimentos, dores e sensações que os seres humanos têm, pesam bastante para que a reversão dessa árdua causa comece.
A verdade é que, por mais que façamos o nosso possível para tentar melhorar essa situação, o nosso esforço é minúsculo diante o homérico problema, mas, se resgatar um animal das ruas não mudará quase nada nessa causa, pelo menos tenha a certeza de que, para o animal em específico, que foi tirado delas, tudo mudou.
(Escrito para o Facebook).