"O Preço da Indiferença: Reflexões Sobre as Chibatadas do Brasil Contemporâneo"
Autor:Lucas Ronan
"O Preço da Indiferença: Reflexões Sobre as Chibatadas do Brasil Contemporâneo"
Recentemente, foi amplamente divulgado nos meios de comunicação o caso de um homem que pagou 10 reais para um senhor negro, com problemas mentais, em troca de aplicar três chibatadas em suas costas. Essa cena, extremamente cruel e perturbadora, traz à tona reflexões profundas sobre a sociedade brasileira.
A mesma sociedade que se revolta com uma cena tão desumana é a que, diariamente, perpetua a violência contra nossos jovens negros, os mantém presos à escravidão social, ao salário mínimo que mal sustenta uma vida digna. Essa sociedade é cúmplice da falência da educação pública e do abandono das mães que vivem nas ruas com seus filhos.
Esse sistema que agora expressa indignação diante das chibatadas não demonstra a mesma revolta quando enfrenta outras formas de opressão, mais silenciosas, mas igualmente devastadoras. Todos os dias, a sociedade nos "paga" para mantermos o silêncio, para aceitar as desigualdades como naturais.
As chibatadas, que causaram comoção, têm um significado muito maior: simbolizam o quanto nossa estrutura social ainda legitima a violência e o abuso, seja pela indiferença, seja pela exploração. A pergunta que fica é: quanto vale a dor de três chibatadas nas suas costas? E mais: quanto vale o sofrimento diário de quem vive à margem de tudo?