A Grande Mídia Oculta As Motivações Políticas do Homem Bomba

No último domingo, em uma noite de ócio em casa, me vi diante da televisão, assistindo ao programa dominical “Domingo Espetacular” na TV Record. A reportagem em destaque era sobre Tio França, o homem bomba que tentou por meio de um ataque terrorista assassinar membros do Supremo Tribunal Federal. Fiquei curioso para ver como o programa abordaria o tema, continuei assistindo.

A reportagem fez entrevistas com conhecidos do catarinense e membros de sua família. O sentido era sempre o mesmo: tratava-se de um problema psicológico. Um lobo solitário, disposto a usar a violência e praticar atos terroristas para alcançar seus objetivos políticos tresloucados. A narrativa era de um homem que havia perdido a racionalidade, mergulhado em delírios políticos individualmente.

Ao analisar mais profundamente, percebi que a grande mídia, mais uma vez, ocultava as verdadeiras motivações políticas por detrás da situação. Não podemos esquecer dos atentados de janeiro do ano passado, do episódio do caminhão-tanque em que bolsonaristas planejavam explodir o aeroporto, e dos recentes planos de destruir o próprio presidente Lula. Ao contrário do que a reportagem afirmava, não se tratava de um lobo solitário, agindo sozinho, mas de um homem alimentado pelo gabinete do ódio, pelos discursos de extermínio a minorias e ao Partido dos Trabalhadores, proferidos publicamente pelo ex-presidente e genocida Jair Bolsonaro. Ele foi robotizado pelos valores espúrios do bolsonarismo.

A determinação de Tio França de acabar com o STF foi um atentado contra a democracia, alimentado por anos de fascismo, intolerância e terrorismo verbal dos bolsonaristas. Ao longo dos anos, com o discurso antipetista, anticomunista e o apoio as políticas elitistas e neoliberais, a grande mídia pavimentou o caminho para que o bolsonarismo chegasse ao poder, trazendo tantas consequências negativas ao país.

A grande mídia tem sua culpa nessa situação e, até hoje, continua contribuindo para a manutenção do fascismo. Basta ver como cobriram a situação de Tio França e, recentemente, como deram espaço para Jair Bolsonaro falar sobre democracia de forma tosca. Jornais e revistas ajudaram a chocar o ovo da serpente que envenenou centenas de corações e mentes de brasileiros.

18.11.2024

Dennis de Oliveira Santos
Enviado por Dennis de Oliveira Santos em 18/11/2024
Código do texto: T8199564
Classificação de conteúdo: seguro