A MONTANHA-RUSSA DAS RELAÇÕES AFETIVAS TÓXICAS
Prólogo
Comparo uma relação tóxica a uma montanha-russa: cheia de altos e baixos intensos. Com o passar do tempo e a acomodação, haverá o mal-estar, a exaustão e os incômodos enjoos. – (Nota deste Autor).
A SENSAÇÃO DO ÊXTASE
No início do enlevo, haverá intensos momentos de euforia que incendiarão os envolvidos, mas logo vêm as quedas abruptas representadas por crises de ciúme, desconfianças e desrespeitos mútuos, transformando o colóquio em laços tristes, deixando os amantes rancorosos, agressivos, ressentidos, atônitos e desorientados.
Tal qual uma montanha-russa, os envolvidos na afetividade frágil podem sentir que estão presos, incapazes de sair, mesmo sabendo que a experiência está fazendo mal a ambos e causando mal-estar socioafetivo.
É um ciclo vicioso de emoções extremas que pode ser difícil de quebrar, mas o essencial, para o bem-estar emocional, será encontrar uma saída e buscar um caminho estável e saudável para ambos.
O DESEQUILÍBRIO FINANCEIRO COMO CATALISADOR
No contexto não fiz referência ao desequilíbrio financeiro, mas a crise econômica pode atuar como um catalisador poderoso em relações tóxicas. O estresse financeiro frequentemente exacerba sentimentos de ansiedade, frustração e insegurança, levando a um aumento de conflitos e tensões dentro do relacionamento.
Os antigos já diziam: "Não há felicidade com a geladeira vazia e o fogo apagado". Sim. "Onde falta o pão não haverá união". O que disso passar é hipocrisia velada!
A pressão para lidar com problemas econômicos pode revelar ou intensificar comportamentos negativos, como a manipulação, o controle ou a agressividade, já que cada parceiro pode tentar lidar com o estresse de maneiras prejudiciais.
CONCLUSÃO
Enfim, posso concluir afirmando: Em um ambiente onde os recursos são escassos e as preocupações com o futuro são constantes, a resiliência emocional dos indivíduos é testada, muitas vezes levando a uma maior instabilidade e disfuncionalidade na dinâmica do relacionamento.
No entanto, reconhecer o impacto da crise econômica pode ser um passo crucial para buscar apoio e implementar estratégias que fortaleçam a relação em vez de deixá-la corroer-se pela toxicidade.
A solução viável, salvo outro juízo, está na inovação, na tolerância, no diálogo, na sublimação da autoestima dos amantes e no respeito aos caracteres de cada um.
Sem esse entendimento tudo será como o prenúncio de uma miséria crescente, desgraça ou acúmulo de ressentimentos ou rancores tormentosos e desmedidos.