RELIGIÃO E CIÊNCIA

Uma alegação muito frequente com que não consigo concordar é a de que ciência, filosofia e religião podem andar juntas. Ciência e filosofia sim, sem dúvida podem e devem andar juntas, são irmãs, são mãe e filha, são consequência uma da outra. A ciência pesquisa e descobre que algo é assim, a filosofia pergunta por que é assim; a ciência dá uma resposta e volta-se para a próxima pergunta ou tenta refutar a resposta dada, a filosofia pensa o que fazer com essa resposta, pensa no impacto e nas consequências da aplicação desse conhecimento. Mas a religião amarra a ciência e submete a filosofia, a religião tem respostas prontas onde a filosofia tem perguntas, a religião não aceita os avanços científicos se não concordarem com ela, a religião ignora ou nega provas na teima por seus dogmas. Na minha opinião, o casamento da filosofia e da ciência com a religião só serve para atrasar qualquer avanço no pensamento e no conhecimento humano. Porque a religião não busca conhecimento, ela se julga dona dele.

Uma prova do absurdo desse casamento é a religião forçar o ensino do criacionismo nas aulas de ciências. Li recentemente que em vários lugares dos Estados Unidos se faz isso, e há muita pressão para que o mesmo aconteça no Brasil. O atual crescimento do radicalismo religioso aliado ao radicalismo político negacionista e criminoso que vem acontecendo no Brasil e em vários países do mundo mostra bem o quanto a religião pode ser danosa e prejudicial, tanto à ciência quanto à filosofia, quando se infiltra no poder e se sente confortável para impor seus dogmas.

Divina de Jesus Scarpim
Enviado por Divina de Jesus Scarpim em 10/11/2024
Código do texto: T8194010
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.