Professor
Ao falar em ensino e aprendizagem, professor e aluno são os principais personagens. Mas, qual é a função de cada um nesse processo?
Muitos teóricos colocam o professor como figura central e o aluno atua como um ser passivo, receptor. Outros colocam o professor, apenas, como medidor e o aluno um ser ativo, protagonista do processo educacional.
Nesse contexto são educadores e educandos.
Referente a do educar Freire afirmou
"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si memo, os homens se educam entre si, mediatilizados pelo mundo". Entretanto, o professor exerce papel importante, no processo educativo, pois ele é o mediador do conhecimento. Ele, orienta, acolhe e incentia o aprendiz, rumo a uma educação libertadora, em que o aluno é o autor da sua história e aprende com base nas experiências vividas.
Logo, a educação é uma ARMA, poderosa na revolução silênciosa da sociedade. Se for para usar armas, que seja, o MACHADO de Assis, com munição poderosa: as belas e emocionantes palavras, para instruir mentes e corações, rumo a um futuro fascinante e repleto de esperança.
Educar é uma arte, que exige amor e perseverança. Obrigada, a todos os mestres que me orientou e me orienta na jornada rumo ao conhecimento.
Professor( a) não é o dono do processo educativo ele é luz que ilumina e direciona os alunos na busca pela aprendizagem.
Caro(a) professor continue sua missão de oferecer aos alunos, conhecimento e auxílio na batalha diária da aprendizagem. Eles, saberam reconhecer o valor que na vida tem um professor. E lhe retribuirá com gratidão, carinho e amor.