CÍRIO DE NAZARÉ
Herança deixada pelos colonizadores portugueses, esta é uma manifestação da religião católica, que tem como característica principal procissões em honra à Nossa Senhora de Nazaré, e acontece na cidade de Belém do Pará. A celebração do Círio é realizada anualmente desde 1793, especificamente na manhã do segundo domingo de outubro. É a maior procissão religiosa do mundo, reunindo um número estimado em dois milhões de devotos. O Círio de Nazaré é Patrimônio Cultural Imaterial, pelo Iphan (2004) e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco (2013). Este evento iniciou seguindo os passos do Círio de Portugal, mas, com o passar dos anos, incorporou elementos próprios da cultura Amazonense. Procissões, festividades diversas e demonstrações de fé e gratidão são algumas das principais atividades que marcam o Círio de Nazaré. Sobre as procissões, as de maior destaque são:
i. A procissão que percorre as ruas da cidade, incluindo a simbologia da Corda, representando um pacto entre os devotos e a imagem de Nossa Senhora;
ii. O Círio fluvial, no qual a imagem da Virgem de Nazaré segue de barco pela Baía de Guajará;
iii. Visita da imagem de Nossa Senhora de Nazaré por várias instituições da cidade.
Ao todo, as festividades alusivas ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré, duram quinze dias, e o período é apelidado de “Quadra Nazarena”. São dias e noites de intensa movimentação pelas ruas de Belém, agitando o comércio, aquecendo a cultura e sacudindo a gastronomia. As programações que se originam em decorrência desse período envolvem todos os seguimentos da sociedade, indo além, portanto, das fronteiras religiosas.
[...] Quando tiver oportunidade – além de experimentar a magia do Círio de Nazaré –, visite o Mangal das Garças, as Vitórias Régias, a Ilha de Marajoara e a Ilha do Mosqueiro, que oferece praia de água doce e barracas com comidas típicas, preparadas com temperos regionais. Tudo ali tem grandeza peculiar e valor histórico-cultural. Lá, o sol brilha com a aura do Norte! Você verá no tucupi o encanto da culinária e no açaí o fio condutor da gastronomia. Verá que o povo é paciente e acolhedor e que Nossa Senhora de Nazaré está vestida com o manto da receptividade.